Taboa, a bebida que é a alma e o orgulho do panteneiro

Seguimos dando continuidade à nossa exploração etílica em terras pantaneiras para apresentar a vocês a bebida que é a alma e está no gosto do pantaneiro sul-mato-grossense, que é a Taboa.

Taboa é um coquetel alcoólico com infusões de ervas naturais, muito apreciada e considerada o sabor característico da nossa região. Reuní um pouquinho da história dessa bebida típica pra passar para vocês e elaborei um drink bem saboroso utilizando essa iguaria.

Década de 90, mais precisamente 1996, Andréa Fontoura encantada e empolgada com as belezas da cidade de Bonito, que fica a 300 km da capital, Campo Grande, decide abrir um bar que logo se tornou parada obrigatória a todos que passam por lá.

O surgimento foi por acaso, Andréa que “temperava a cachaça” para os amigos, um dia em meio a testes, chegou a receita perfeita de cachaça, mel, canela e uma porções de ervas medicinais e naturais.

Primeiro, o coquetel alcoólico era preparado apenas para os amigos, mas o sucesso e a procura foi tanta que Andréa começou a produzir e não parou mais. Aperfeiçoou seu negócio, montou uma fábrica e registrou sua cachaça no Ministério da Agricultura, sendo a primeira fábrica de cachaça registrada em toda região.

De tudo isso nasceu o atelier, Taboa Fábrica de Encantos, um lugar magnifico, aberto a visitas, onde encontramos árvores nativas, plantações de ervas, estas utilizadas na produção das bebidas locais.

Lá também conhecemos a própria planta taboa, uma planta medicinal cicatrizante, aquática e típica de área de várzea que cresce até dois metros e retira poluentes da água.

Quando Andréa descobriu que seu bar tinha o mesmo nome da planta então decidiu que de alguma forma iria usá-la para confeccionar a bebida. Foi então que revestiram as garrafas com a fibra da planta em um trabalho artesanal delicado e muito bonito.A fábrica tem um projeto social que visa proporcionar o primeiro emprego para jovens e com isso melhorar a qualidade de vida e fortificar a cultura local. Lá, além da degustação, podemos acompanhar todo o processo de destilação, engarrafamento e customização das embalagens, tudo feito de forma manual.

A produção anual é de 36 mil litros e não pretendem aumentar essa demanda para preservar a qualidade e seu carácter artesanal. Junto com a tradicional cachaça com infusão de mel, canela, especiarias e ervas, também existe a cachaça com guavira, fruto típico da nossa região e também a cachaça com café.

A tradicional Taboa tem um sabor bem marcante que caiu na graça do pantaneiro e também dos turistas que vem a Bonito. No freezer dos nativos sempre encontramos uma garrafinha, sempre servida gelada.

O consumo de Taboa na capital Campo Grande e em todo interior é quase que uma tradição para o pantaneiro.

Sem deixar de falar em sua cidade natal Bonito que em todos restaurantes tem e preparam algum coquetel, a tradição é que em casa, deixe a garrafa no freezer, depois de bem gelada ou se toma em shot ou se faz uma caipirinha de Taboa, assim CaipiTaboa como é conhecida.

O teor alcoólico é de 38%, o visual dourado avermelhado, olfativo tem a presença de mel, canela e especiarias, gustativo primeira sensação é de especiarias secas, mel e canela. hoje a Taboa é encontrada em grandes centros como São Paulo e até em alguns países.

aprenda a receita

BOCA DE ONÇA

45 ml de Cachaça Taboa
30 ml de suco de abacaxi fresco
15 ml de mix cítrico (2 partes de siciliano p/ 1 parte de Taiti)
5 ml de xarope de açúcar 2:1
1 dash de Orange Bitter

Em uma coqueteleira coloque todos os ingredientes com cubos de gelo e bata vigorosamente.  Passe para um copo baixo gelado com um gelo cristalino.
Finalize com uma folha de  limão rosa e flor manjericão. Saúde!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!