Escolhemos profissionais que têm se destacado na coquetelaria e que devem entregar um belo trabalho para o ano que vem, alinhado com as tendências de 2020

O ano de 2019 começa a se despedir e com ele também se encerra mais uma década, que temos certeza que foi de muitas conquistas e surpresas boas no mundo da coquetelaria no Brasil. 

Dentre essas vitórias, pudemos ao longo desses anos ver o trabalho de muitos profissionais dedicados e também sentir que cada vez mais tem gente com vontade de contribuir para o fortalecimento da coquetelaria tupiniquim. 

Além dos renomados bartenders, que seguem construindo com esmero esse cenário (vide que o Brasil agora figura na lista dos 50 melhores bares do mundo), existem também várias pessoas que trazem para os balcões uma coquetelaria genuína e com várias nuances. 

Listamos profissionais de várias regiões (interior e capitais) que têm chamado atenção pelo trabalho primoroso e com pé no chão e que você pode colocar na lista para conhecer em 2020. Confira: 

Bianca Lima

Bianca Lima tem 24 anos e atua em São Paulo há 2 anos. Começou no ramo com uma empresa de eventos, depois trabalhou no Kouzina restaurante e agora figura no time de bartenders do Caulí Bar, ao lado do veterano Sylas Rocha.  

Junto com Daniel Estevan, também nesta lista, conquistou o Behind The Barrel 2019 que garantiu uma vaga para conhecer a Destilaria de Wild Turkey no Kentucky, EUA.

A profissional busca trabalhar na proposta dos coquetéis que faz um lado mais divertido, tendo trabalhado bastante a linha dos sours e highballs e se interessa pelo mundo dos aromas e sabores da coquetelaria. 

Christopher Carijó

Aos 27 anos, o chefe de bar paulistano lançou a nova carta do Negroni, em São Paulo. Antes disso, Carijó acumulou experiência com café, sendo barista de casas como Café Suplicy, Banri e Sofá Café. Além da paixão por esse fruto (que o acompanha também na coquetelaria), Christopher Carijó também é fã de cachaça, tendo passagem como diretor da Confraria Paulista da Cachaça.

Como bartender, foi aprendiz de Raul Dias e Renan Tarantino e já esteve no balcão do Barú Marisqueria, Empório Sagarana até chegar ao Negroni. Atualmente os drinques autorais do profissional também figuram no Bar da Lurdes. 

Daniel Estevan 

Com passagem pelos bares cariocas Clube House e GAROA , este último, que o colocou em evidência na alta coquetelaria do Rio de Janeiro, Daniel está de barra  nova, atualmente, como chefe de bar do Nosso Ipanema.

É um apaixonado por whisky –  tal paixão e conhecimento o levaram para conhecer pessoalmente a sede do Chivas Regal, na Escócia .

Com 28 anos, Daniel Estavan começou a atuar no setor quando abandonou a carreira de militar e em 2014 ingressou no Outback.

De lá para cá nunca mais parou, sendo um dos semifinalistas do Chivas Masters 2019 e vencedor do Behind the Barrel 2019.

Lucia Caparroz

A jovem de 29 anos se destaca pela mistura de gastronomia com coquetelaria. Formada em publicidade, Lucia Caparroz passou 2 anos em Londres estudando confeitaria e quando voltou para o Brasil montou junto com a irmã o extinto Camden House, em que o convívio com Paulo Corghis lhe chamou a atenção para a coquetelaria.

Em 2017 recebeu a oportunidade de atuar como bartender no Flor de Sal, um bistrô localizado em Ribeirão Preto e São José do Rio Preto – onde permanece até hoje.

Com interesse pelos clássicos e por ingredientes nacionais, Lucia empresta as técnicas da confeitaria para os coquetéis, atitude que lhe rendeu a oportunidade de participar da final do campeonato Jameson Bartenders Ball, em 2018. 

Lula Mascella

Luiz Mascella, ou simplesmente Lula, tem 28 anos e há quase 3 anos é a mente criativa dos coquetéis que são servidos no Picco, um pizza-bar cool de São Paulo. Com formação em Desenho Industrial, desde os 15 anos atuava paralelamente como garçom e também flertava com a barra. Viajou para o exterior, em que pôde conhecer um pouco do que estava acontecendo lá fora e ao voltar para o Brasil emendou um curso de bartender na ABS e outro de produção de ingredientes com Zeca Meireles. 

Sempre em busca do desenvolvimento de um estilo próprio e de novas experiências sensoriais, Lula se destaca pelo trabalho que realiza com rum e whisky, sendo um dos campeões do concurso nacional do Wild Turkey, junto com Marquinhos Felix. 

Rafael Câmara

Com 23 anos, Rafael Câmara está no ramo desde 2014, em que leva no currículo experiências em bares de Porto Alegre como Capone Drinkeria, Spoiler Bar e Urban Farmcy. Atualmente é consultor da destilaria Weber Haus, além de chefiar o Bar do Vasco 1020

Com um interesse em desempenhar uma coquetelaria sustentável, em que traz para os coquetéis o reaproveitamento de ingredientes e produtos artesanais locais unidos à coquetelaria clássica, Rafael se destacou em 2018 no concurso Rabo de Galo (ficando em 3º lugar). 

Raul Dias 

Com passagens por casas de renome como Alberta#3, Casa do Porco, Recreo Bar, Factorio e Nou, o bartender Raul Dias no momento atua na barra do Tulum Bar & Club, em São Paulo. 

Com 5 anos de experiência na área, Dias se destaca pelo genuíno interesse que tem em coquetelaria clássica, principalmente os drinques criados durante a Lei Seca dos Estados Unidos, e procura trabalhar nos coquetéis sabores que se desenvolvem na boca, proporcionando uma transformação. Com um trabalho que vem se destacando no meio, Raul Dias é o vencedor de 2019 do Tennessee Calling, da Jack Daniels. 

Karin Kaudy

A bartender de 28 anos atua no Ananã Coquetéis, casa própria localizada em Curitiba, no Paraná. Com 5 anos de experiência no ramo, Karin tem passagem por diversos bares e restaurantes importantes da cidade como Barba Hamburgueria, Paradis Club, Wnk bar, Dizzy Café e Concerto. 

Para o Ananã, Karin busca trabalhar com a vertente do proto-tiki, com influências da coquetelaria cubana e clássica, em que a pegada de coquetéis savory, de baixo teor alcoólico e com cachaça artesanal são os estilos que estão entre os favoritos da bartender. 

Como o próprio bar se descreve, é uma coquetelaria casual e tropical, e para nós é uma das apostas para a coquetelaria em 2020.

Roberto Merlin

Unindo o que há de melhor na selva de pedra e no interior paulista, Roberto Merlin tem uma carreira que foi construída entre São Paulo e a região centro-leste do estado. Natural de São João da Boa Vista, tem passagem por locais como Casa Café, Tofiq House, Cateto, Oak Bar, O Leão Vermelho, Comidaria Burger, entre outros. 

Formado em hotelaria pelo Senac, Merlin é um entusiasta de ingredientes locais e de produção artesanal, em que pesquisa e faz o cultivo de PANCs, além de estudar também sobre cachaça de alambique, fermentações variadas, infusões, etc. 

Depois de atuar em cidades como São Paulo, Águas da Prata, Poços de Caldas, Águas de São Pedro, Roberto se estabeleceu na cidade natal, em que pretende em 2020 inaugurar o estabelecimento próprio. 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!