Etxeko Patxarana é o licor dos países bascos que você nunca ouviu falar

etxeko patxaranaSempre que um amigo seu estiver em um freeshop de aeroporto internacional e te mandar uma mensagem perguntando qual bebida você quer que ele te traga, responda:

– Qualquer uma que você não consiga pronunciar!

É assim que você vai descobrir bebidas muito mais interessantes que as mainstream que fazem propagandas em todos os saguões.

Um exemplo dessa história é a uma bebida chamada Patxarana, em especial a marca Etxeko, uma das mais tradicionais, entre outras como a Zoco, Alaiz e Usua.

.
Mas como assim Patxarana?? Essa bebida não consta em nenhum dos livros de bar tradicionais??
Essa bebida é original da região basca de Navarro, na Espanha, é produzida através da maceração contínua de uma fruta chamada abrunho, com nome científico de Prunus Spinosa,  que nos leva a entender que vem da família das ameixas.
Nessa maceração são adicionados alguns grãos de café e baunilha para compor o perfil de sabor.
.
Esse licor possui graduação alcoólica que varia de 25% a 30% de álcool e no final recebe a adição de anis.Se você nunca imaginou que alguma coisa pudesse ficar realmente boa com anis, vai mudar de ideia totalmente depois desse licor que é aconselhado ser consumido gelado.

Pacharán (assim se fala na Espanha) é uma bebida centenária, pouco conhecida pelo mundo inteiro e existem dados que mostram que fabrica-se esse licor desde 1800.

Quem quiser encontrar mais informações sobre essa bebida tão inusitada, acesse o Consejo Regulador do Pacharan Navarro.

E use o freeshop de outros países para coisas mais interessantes do que aquele bom e velho whisky.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!