Descubra as receitas dos ganhadores do Desafio Arapuru 2022

Arapuru Gin divulgou o resultado do Desafio Arapuru 2022, que premia bartenders brasileiros e tem o objetivo trazer à luz nossa riqueza cultural, história, social  através da celebração desses motivos.

O desafio, que teve sua primeira edição em 2020, surge com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da coquetelaria no Brasil, homenagear a cultura brasileira e instigar os bartenders a entrarem em contato com as diferentes formas de expressar a sua essência por meio de coquetéis que utilizem ingredientes nacionais.

Foram quase cem participantes de topo o país participando nesta edição do Desafio. Fizeram parte do júri: Marco De la Roche, Mike Simko, Pedro Andrade, Sil Bahia e Tales Hidequi.

Quer saber mais sobre o Desafio? Clique aqui. E agora, vamos conhecer as receitas ganhadoras?

AFOXÉ

Afoxé é a criação da bartender Ana Negra, residente de Brasília, e chefe de bar do Casa Mimo Bar.

Seu drink é uma homenagem à manifestação mais antiga da cultura negra, de presença forte nos carnavais baiano e pernambucano.

Uma combinação de gin Arapuru, licor fino de castanha e fatwash de suco de abacaxi com azeite de dendê. Para finalizar, folhas de louro e cajú cristalizado.

“De onde venho, celebramos a vida a todo momento. Para nós de pele preta, festejar é uma lembrança consistente da importância das nossas existências. É com festa que expresso o amor e a alegria das minhas memórias afetivas e ancestrais. Trago isso como marca da cultura do meu povo, que me leva para caminhos diversos de sensações e sabores que gostaria de mixar como forma de celebrar.”

DOMINGUEIRA

Domingueira é o drink que levou Valentina Rodrigues, bartender do Quentin’s Bar, em Porto Alegre ao prêmio do Desafio Arapuru 2022;

A sua receita é inspirada nos churrascos de domingo, uma tradição em quase todo o estado do Rio Grande do Sul.

Para sua receita, Valentina escolheu Arapuru Gin, xarope de quinina com lúpulo, água com gás e spray de tintura de fumaça. Para guarnição o drink leva 2 filetes de costela defumada secas ao forno.

Valentina explica: “inspirada na nossa tradição aqui do Sul, o coquetel Domingueira traduz a essência das festividades de um churrasco de domingo, com a elegância das notas do Arapuru Gin, que mescla a tradição inglesa de um London Dry Gin com sabores essencialmente brasileiros”.

GUARDIÃ

Guardiã, de Guilherme Augusto, bartender do Oficina Rooftop em Botucatu, interior de São Paulo.

Em homenagem à música Açaí, de Djavan, Guilherme criou seu drink Guardiã, que une sabores essencialmente brasileiros de Arapuru com a fruta que se tornou tradição brasileira, o Açaí.

A receita leva licor de açaí (açaí guardiã), Arapuru (zum de besouro um imã), mel de cajuína artesanal, limão tahiti, puxuri defumado (branca é a tez da manhã) e Castanha de cajú

“Assim como o Arapuru Gin está conectado com nossas essências brasileiras, unindo ingredientes dos 5 cantos do Brasil em um só corpo, Guardiã é o que me conecta com a minha essência. Busquei minha inspiração no que me dá criatividade, determinação, foco e força ao celebrar cada detalhe da vida: a música brasileira.”

GRINGA BRASILEIRA

Gringa Brasileira é a criação do bartender paulistano Miguel Heguedusch Neto que usou muitos ingredientes regionais para se expressar na sua receita.

Para o drink, Miguel usou Arapuru gin, purê de goiaba, melado de cana, limão siciliano e açúcar de coco como guarnição.

De acordo com Miguel: ” o drink traz a proposta enaltecer a coquetelaria do Brasil, apresentando para o mundo toda essa brasilidade, têm ingredientes nacionais. A fruta escolhida foi goiaba, por ser nacional e de fácil acesso para todos os bartenders. É um verdadeiro convite a celebração, viva Gaia (Mãe Terra) fonte de minha inspiração em cultura e arte a tradução de frutas sementes e ervas neste drink simples e elegante na mesma medida.”

TANGARÁ

O Tangará é um drink de Julia Milanesi, bartender do tradicional Bar Astor, em São Paulo.

Inspirada no canto do Tangará, pássaro típico da Amazônia e prima do Arapuru, que de acordo com Júlia, canta em apenas quinze dias de todo o ano a barteder utilizou Arapuru no preparo do seu cordial de manjericão.

A receita leva Gin Arapuru, cordial de manjericão, suco de limão, suco de tangerina e como guarnição chips de manjericão, flor de manjericão e flor alisso.

Julia explica que “o Tangará é uma ave de canto único, semelhante ao sabor que eu resolvi trazer para o drink.”.

Os bartenders selecionados receberão um prêmio no valor de R$ 1.000,00, uma fotografia profissional do drinque selecionado, suporte da marca em condições especiais para implementar o drink escolhido no seu bar.

Além disso, não só os 5 primeiros, mas os 15 primeiros participantes ganharão uma vaga no curso Mixologia Brasileira, ministrado pelo mixologista Marco De La Roche.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!