O Bourbon Mint Julep é coquetel americano com bourbon mais importante, conheça a história desse clássico bicentenário 

Promovido há quase um século como o “refresco oficial” da tradicional corrida do turfe americano, o Kentucky Derby, evento que acontece no primeiro sábado de maio desde 1938, o Mint Julep tem sua história muito antes do templo de corridas Churchill Downs Lousville  adotar o coquetel como bebida preferida e chega a vender aproximadamente 120.000 juleps por ano.As origens e receitas exatas são duvidosas assim como todos os grandes clássicos, mas,provavelmente teve origem no estado americano da Virgínia no final de 1700, quando era considerada uma bebida aristocrática.

A combinação se espalhou por todo o sul dos Estados Unidos durante a primeira metade do século 19, e então o bourbon se tornou o destilado preferido somente após a Guerra Civil Americana (1861-1865) e graças à praga da filoxera, que resultou na destruição de muitos vinhedos, e com isso o conhaque quase desapareceu.

Desmistificamos o Bourbon aqui – Saiba tudo sobre o destilado com alma americana

Etimologicamente, a palavra Julep deriva do persa, gulab ou julab, uma mistura medicinal de água de violeta/rosas e açúcar que remonta a sua história há mais de um milênio. Mesmo no século XVII, quando os destilador como conhaque, rum e gin eram adicionados à receita base, o julep ainda era considerado um remédio; não era incomum que o juleps fosse prescrito pelos médicos na tentativa de curar pacientes doentes.

No final do século 18, o julep deixaria de ser uma bebida matinal tão comum como o café, pensada para ajudar os trabalhadores matutinos a enfrentar o dia. Mas foi só no início de 1800, com o advento da indústria de gelo americana, que o julep se tornaria um coquetel icônico de verão da aristocracia americana, aquela que podia pagar por copos de prata e cobiçados blocos de gelo usado apenas para serem triturados.

Na imagem ao lado, uma descrição de preparo do drinque pelo clássico “How to Mix Drinks” escrito por Jerry Thomas em 1862.

Acreditava-se, nesta época, que a adição de hortelã “extremamente saudável” tenha tornado o cartão de visita da bebida, visto que no início do século 19, a hortelã só se apresentasse plenamente em todas as suas propriedades com a adição de bebidas espirituosas como o bourbon, conhaque, o gin ou o rum. Décadas depois o bourbon superaria todos os demais destilados se tornando o imperador deste clássico da coquetelaria.

Como funciona o envelhecimento do barril de carvalho em um bourbon

APRENDA A RECEITA

Bourbon Mint Julep

75 ml de Wild Turkey Original
20 ml de xarope de açúcar 2:1
12 a 15 folhas de hortelã (dependendo da folha)
3 dashes de Angostura Aromatic bitters

Em uma caneca estilo julep de metal, coloque as folhas de hortelã levemente torcidas e acrescente Wild Turkey, açúcar e bitters. Com a ajuda de uma bailarina, colher ou ainda um macerador, misture – não esmague – os ingredientes para criar uma grande homogenização.

Coloque gelo picado até quase o topo da caneca e mexa bem com uma bailarina para misturar. Por fim, complete com gelo picado e finalize com um ramo bonito de hortelã. Sirva com um canudo.

dicas de preparo

Quando preparado com excelência, o Mint Julep pode ser uma bebida bem exigente nos cuidados, muito gelo picado apropriadamente, uma caneca de metal extremamente gelada.

Se puder, deixe a caneca no freezer horas antes. O resultado pode te surpreender.

As folhas de hortelã não devem ser trituradas, amassadas com força. Experimente colocá-las na palma da mão e torce-las pressionando levemente. Então coloque na caneca e incorpore os outros ingredientes.

Esse coquetel, por causa do gelo britado, pede necessariamente um canudo. Neste caso, aproveite que seu copo é de metal e combine com um canudo de metal.

Limão não, mas talvez’. Talvez influenciado pelo Mojito e pelo Southside, muitas receitas por todo o mundo começaram a acrescentar um toque de suco de limão na receita, mas os primeiros registros não citam cítricos na composição.

Algumas receitas sugerem fazer a mistura de bourbon, açúcar, hortelã e bitter batido numa coqueteleira, mas acreditamos que isso diluiria bastante a potência alcoólica do bourbon.

Desmistificando o Bourbon

Nessa série convidamos o master distiller de Wild Turkey, Eddie Russell, um dos nomes mais importantes da produção de bourbon em todos os tempos, para assinar junto ao Mixology News uma coletânea de artigos para que você saiba tudo e mais um pouco sobre o destilado mais americano de todos.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!