Panettone Vodka será a sua melhor bebida na ceia deste Natal

Panettone é um clássico natalino. É uma das poucas coisas que a gente ainda espera o ano inteiro: comprar o primeiro panettone do ano. Que venham os chocottones, sorvettones e qualquer outra invenção, mas com o panettone é outra história.

Aliás, reza a lenda que foi lá no século XV que, um jovem morador de Milão, na Itália, se apaixonou pela filha de um padeiro conhecido e ciumento.

Como o pai não era muito de conversa, o rapaz resolveu se disfarçar de ajudante de padeiro para criar laços com ele – e para mostrar suas habilidades criou um pão doce diferente, com frutas saborosas, de tamanho maior do que o comum na época – e que acabou ganhando notoriedade por ter forma de uma cúpula de igreja.

Para mostrar sua humildade o jovem, quando questionado sobre a invenção do pão, logo disse: “esse é o Pão do Toni”. E Toni, pai da sua amada, logo percebeu que aquele era o genro que sempre sonhou para a filha, e aceitou o namoro dos dois. Lendas são lendas. Pensando nessa data festiva e no primeiro panettone que comi no ano, essa semana comecei a pensar por que será que ninguém nunca criou uma vodka flavorizada de panettone?

Será que é porque não fica bom?! Esqueceram?! Não faz nenhum sentido?!
Pesquisando sobre o assunto não cheguei em nenhuma receita divulgada.

Ora, então é agora que a gente vai fazer a nossa!
Foram alguns testes para descobrir que sim, uma vodka de panettone é bem gostosa considerado-se o ambiente em que iremos consumi-la.

Afinal, a pior coisa é comparar uma proposta inusitada dentro de um padrão clássico. É burrice e não funciona.
Ou seja, crie seu próprio drinque com Panettone Vodka, não vá querer colocá-la num Cosmopolitan e me dizer que não ficou boa… daar.

Chega de papo, vamos ao que interessa.
Quem sabe você consegue impressiona na ceia de natal com um drinque especial:

O que você vai precisar:

750 ml de vodka de boa qualidade (Absolut, Ketel One, Grey Goose vão bem)
1 saco grande estilo ziplock
1 panela grande (de no mínimo 5 litros)
4 litros de água (para a panela)
1 termômetro digital confiável
1 balança de precisão confiável
1 frasco de 1 litro hermeticamente fechado

Composição do Flavor

Mix de Frutas secas, amêndoas e outros ingredientes

panettone-vodka

10 g de uva passa escura
10 g de uva passa branca
10 g de amêndoas em lascas
7 g de macadâmia inteira
7 g de castanhas inteiras
7 g de nozes inteiras
7 g de mamão cristalizado
7 g de pêssego cristalizado
3 g de gengibre cristalizado
5 g de laranja cristalizada
10 g de açúcar demerara
10 g de açúcar de baunilha
2 ameixas pretas em pedaços
1 fava de baunilha

Modo de Preparo

Existem duas maneiras de fazer. Ou por “Infusão estilo sous-vide” ou então “Maceração de longo prazo“.  Escolha a sua e divirta-se:

Infusão estilo sous-vide

Em primeiro lugar coloque uma panela para aquecer com aproximadamente 3 litros de água.
Posicione um termômetro digital de forma que ele não caia dentro da água. Assim que ele chegar por volta de 60ºC a 65ºC, reduza para fogo baixo e mantenha a temperatura.
Agora  pese todos os ingredientes da nossa

Composição de Flavor
Individualmente e coloque todos eles dentro de um saco de plástico tipo ziplock.
Em seguida coloque toda a vodka dentro do saco ziploc e feche, lacrando o saco da forma que você retire o máximo de ar possível de dentro dele. Use sua criatividade.
Coloque delicadamente o saco lacrado e sem ar dentro da panela com água quente entre 60ºC e 70ºC. Fique atento para que o plástico do ziploc não encoste na panela, pois com o calor o plástico pode derreter e tudo vai por água abaixo literalmente.
Estando o saco seguro, apoie a ponta do saco com uma faca longa, um pegador longo ou algo parecido, de forma que o próprio saco não caia na panela ou deite suficientemente, para que a chama do fogo não queime todo o plástico. Isso não é brincadeira, tenha cuidado redobrado.
Outro cuidado a tomar é, caso a temperatura da água aumente demais, a vodka do saco tenderá a evaporar, fazendo o ziplock estufar e aí sim, havendo risco de explosão. Então, no primeiro sinal do saco inflar, retire o mesmo da água quente.
Certo, segurança ok,  agora é a hora de contar aproximadamente 17:27 segundos. Concentre-se no tempo exato, pois isso é importante.
Ao retirar o saco da água quente nos exatos 17:27 segundos você estará fazendo um singelo agradecimento a esse post e esse autor, e suas energias positivas vibrarão por todo o universo e chegarão até mim!
Agradeço e muito a lembrança!
Todo esse processo que estamos descrevendo acima é muito parecido com o que na gastronomia se chama “sous vide”, onde se cozinham alimentos ensacados a vácuo em baixa temperatura, entre 40ºC a 70ºC, para preservar todas as características do produto.
Nós, nas bebidas, pretendemos preservar toda a graduação alcoólica da vodka, então usamos esse método também. Voltando.
Retirado o saco da água quente, posicione-o em cima de uma jarra, ou da mesma panela usada, (só que sem a água quente), e com uma faca faça um pequeno furo para que o líquido escorra, separando-o do sólido. Caso não consiga separar tudo, passe em um coador fino.
Agora, reserve esse líquido e deixe-o tampado, perdendo temperatura lentamente. Assim que chegar à temperatura ambiente, passe para um frasco hermeticamente fechado e deixe reservado em uma geladeira.
Tecnicamente terminamos a nossa Panettone Vodka.
Ela ficará com a cor do frasco ao lado. Mas, caso você queira ainda acrescentar qualquer tipo de ingrediente, você pode. Deixe-o descansando dentro do frasco por quanto tempo quiser.

Maceração de longo prazo

Essa é mais demorara, mas requer menos etapas e cuidados.
Simples, em um pote hermeticamente limpo e fechado, coloque a vodka e todos ingredientes e elimine o máximo de ar possível (a dica é encher o máximo de líquido possível).
Feito isso, deixe repousar por aproximadamente 5 dias, mexendo lentamente 2 vezes por dia sem abrir o pote.
Faça a coagem fina ao término do processo e divirta-se.

Dúvidas Frequentes

– Posso usar outro tipo de açúcar no lugar do açúcar demerara ou açúcar de  baunilha?
Sim, você pode tudo. Mas lembre-se que usamos açúcar demerara para manter mais a coloração da massa do panettone, que é próxima ao bege caramelo. A combinação do açúcar demerara e do açúcar de baunilha ainda dão uma boa lembrança daquele glacê açucarado, encontrado sutilmente no panettone, então, ponto pra gente!

– Ah, mas eu não tenho todos os ingredientes para a Composição de Flavor, e agora?
Ora, não há uma medida exata para nada aqui. Se você colocar mais ameixa, terá mais sabor de ameixa.
Se quiser adicionar damasco, terá notas de damasco. Resumindo, divirta-se criando seu próprio sabor.

– Ahh, mas a vodka ficou com uma cor muito amarelada, escura. Não ficou com cor de vodka, o que eu faço?!
Faça o seguinte, pegue um panettone e coloque ao lado da vodka de panettone. A vodka de panettone tem a mesma cor de um panettone, e é proposital, acredite! Se ela ficar com cor de feijoada, aí a gente conversa.

– O que é um frasco hermeticamente fechado?!
É um frasco livre de oxigênio e bactérias. Isso é conseguido através do vácuo, mas no nosso caso podemos fazer o máximo que conseguirmos e já será um avanço significativo. Tente sempre encher o frasco com o máximo de líquido possível, pois quanto mais líquido há, menos espaço para o ar sobrará.

– Ah, mas eu não gosto de vodka, posso fazer com cachaça, sake ou tequila?
Claro que pode, fique à vontade. A vodka foi escolhida simplesmente por ser um álcool extremamente neutro, o que irá realçar os sabores das frutas realcem ainda mais. Evite bebidas potentes como whisky e conhaque, por exemplo.

– Ah, mas eu quero colocar outras frutas e ingredientes, posso?
Claro que pode, mas lembre-se que o que queremos é replicar os sabores natalinos.
Evite usar sabores que não têm nada a ver com o natal, como abacaxi, kiwi, lichia, hortelã, banana, melancia etc.
E lembre-se que quanto mais tempo, mais sabor ele terá, então naõ deixe mais do que o previsto.

 

Drinques com Panettone Vodka

Legal, agora que você fez a sua vodka infusionada com sabores do Panettone, pode colocá-la em coquetéis para ver como fica.

De cara, a gente sugere algumas experiências como preparar um Cosmopolitan usando a infusão ao invés da vodka neutra. Nesse caso, experimente trocar o limão tahiti por limão siciliano.

Outro drinque que deve ficar incrível é um Espresso Martini, à base de vodka, licor de café e espresso.

Mas se quiser arriscar ainda mais, dá uma olhada no post abaixo, com três receitas que criamos para vocês.

Aprenda 3 drinques especiais usando a Vodka Sabor Panettone

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!