Para desenvolver uma Coquetelaria Tiki verdadeira, precisamos conhecer e estudar sobre ela.

don the beachcomberSe você entrou aqui acreditando que a Coquetelaria Tiki tem a ver com coquetéis que abusam de cores artificiais, decorações extravagantes e de sabores extremamente doces,vai precisar dar um passo para trás.

Te convido a prestar atenção em cada detalhe desta nova coluna, para que assim, todos nós possamos implementar de fato uma Coquetelaria Tiki em todo o Brasil.

O que conhecemos como Coquetelaria Tiki surgiu no começos de 1930 nos Estados Unidos, logo após a Lei Seca Americana, período que durou de 1919 até 1933.

Ernest Raymond Beaumont Gant – mais conhecido como Don The Beachcomber e de quem falaremos em um outro post,  que em 1934 inaugura seu bar em Hollywood chamado Don The Beachcomber” foi o grande responsável pela construção da Coquetelaria Tiki em todo o planeta.

BeachComber é uma expressão usada para as pessoas que andam pelas praias procurando por coisas especiais que estão na areia. Ou ainda, mais popularmente, um rato de praia.

Conheça a fundo a história da Coquetelaria Americana aqui

O bar foi considerado o berço da Coquetelaria Tiki, o lugar onde toda a magia nasceu. Um pequeno bar que oferecia aos seus clientes um transporte imediato a um local paradisíaco nas ilhas polinésias, como aparece no cartaz promocional que era ofertado neste local era dar as pessoas uma “Experiência da Polinésia”.  don the beachcomberUm local completamente diferente a tudo que existia, música ao vivo de estilo polinésio, decorado com os mais diversos items relacionados à marinheiros e navegações, com grande parte das suas estruturas feitas de madeira e bamboo, ícones desse estilo.

Um diversificado cardápio de coquetéis onde o RUM – até então considerada uma bebida barata e de marinheiro de baixa reputação – ganhava espaço como um destilado perfeitamente bem harmonizado nas criações tropicais de Don The Beachcomber.don the beachcomberTente se imaginar por um instante que você está agora em 1934 após a Lei Seca e com o Estados Unidos ainda tentando estabilizar a economia do país e que então você tenha a possibilidade de entrar num bar que te transporte para um local paradisíaco. Quem  não gostaria de ter ido lá?

Porque afinal de conta esta denominada Coquetelaria Tiki surgiu assim como um experiência polinésica dentro dos Estados Unidos. E acreditem, isto foi apenas o começo… Se você leu o post até aqui e ficou curioso, aguarde.

Daqui pra frente, vamos adentrar essa cultura riquíssima, com sabores exóticos, estilos e apresentações únicos, para que todos conheçam o que é de verdade a Coquetelaria Tiki.

Como se diz na Polinésia, usando um palavra sagrada, Mahalo.
Ou apenas, muito obrigado.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!