Entrevistamos Raj Nagra, o embaixador global de Bombay Sapphire

Conheça um pouco mais do trabalho do experiente embaixador global do gin Bombay Sapphire, o indiano Raj Nagra. O Mixology News em primeira mão, apresenta Raj Nagra para você.raj nagra

Entrevista Raj Nagra

Nos conte um pouco sobre você. Quem é Raj Nagra? Como você entrou no mundo do gim e dos coquetéis.

“Raj Nagra está um pouco mais velho hoje em dia, mas mesmo assim, continua um apaixonado pela vida, e não faz as coisas pela metade.

Eu diria que sou um definitivamente um pouco excêntrico, que gosta de umas boas risadas e uma vida leve e bem vivida.

Minha personalidade combina com meu trabalho, e uma vez que eu descobri o prazer de estar em frente a uma platéia, descobri minha vocação.

Eu tive uma série de mentores na minha carreira que moldaram minha personalidade, meu interesse e filosofia na indústria assim como em bares.

Me sinto apaixonado por esse estilo de vida e os personagens incríveis que colorem nosso mundo.

Comecei trabalhando com consultorias para diversas marcas, mas quando tive a oportunidade de trabalhar para Bacardi e Bombay Sapphire, que são duas marcas que eu vejo crescendo muito pela sua rica e icônica história.

Eu me sentí conectado com  a cultura desta empresa familiar. Isso aconteceu 15 anos atrás. Acho que eu nunca olhei para trás. Isso me permitiu viajar o mundo e viver em cidades incríveis.

A indústria tem evoluído muito e tem sido um enorme privilégio poder contribuir para seu crescimento e inspirar bartenders que tem grande paixão e cuidado pelo seu trabalho.


Por quê você escolheu trabalhar especificamente par Bombay Sapphire? O que a marca possui que te interessou? Que tipo de oportunidades isso lhe traz?

Como eu disse, eu sempre senti uma associação com Bombay. É a marca que liderou o renascimento dos gins e tem desempenhado um papel importantíssimo na história moderna dos gins.

É icônica e atual. Nunca houve um melhor momento para trabalhar com a marca.

Acabamos de abrir nossa nova destilaria no ano passado em Hampshire, numa área rural chamada Laverstoke Mill.

Nós estamos trabalhando em novos produtos incríveis e acabamos de lançar a Star of Bombay, que eu acho que facilmente é um dos melhores gins do mundo.  Usando um processo chamado destilação lenta (slow distillation) e a adição de tangerina e de semente de ambrette, uma semente com aroma de almiscar.  Criamos uma obra-prima incrivelmente estruturada e texturizada.

Ter na empresa uma cultura de aromas incríveis e a oportunidade de trabalhar com Ivano Tonutti, um grande mestre de botânicos e Nik Fordham, nosso mestre destilador é uma oportunidade de aprendizado incrível.

Quais são as principais experiências na sua vida pessoal que o ajudaram ou inspiraram em seu trabalho com coquetéis?

Há realmente muitos nomes para mencionar, pessoas que viram potencial ou me deram a oportunidade quando eu precisei.

De trabalhar em um pequeno hotel boutique em Sidney e aprender sobre as operações de um hotel, passando por eventos de grande volume, também estive em bares com barmen antigos de Londres até abrir bares em consultorias de treinamento em Dubai. Tem sido uma lista de pessoas incrivelmente talentosas que eu já tive a oportunidade de trabalhar e aprender. Isso tudo sempre foi muito louco e divertido ao mesmo tempo.


O que te empolga sobre a coquetelaria hoje em dia?

A enorme velocidade da indústria e a enorme quantidade de bartenders de carreira em todo o mundo, juntamente com o consumidor em rápida evolução que está alimentando esse processo.

Adicione informações e conexões através das redes sociais  e mídias especializadas que temos uma grande receita de sucesso.


Em que direção você vê os drinques à base de gin indo agora?

Eu acho que já vimos o suficiente de receitas e métodos ultra complexos e agora estão recuando para grandes produtos e ingredientes de alta qualidade, em copos e taças bem apresentados e belos menus.

Os clássicos e variações de clássicos são muito populares com gim, e são tantos os coquetéis atribuidos ao gim que imagino que é por isso que o gim é um ingrediente a ser misturado, sem sombra de dúvidas.

Ainda estamos vendo muito vermute e jerez sendo muito bem utilizado em coquetéis, bem como guarnições elaboradas.

suspended-in-time Você pode mencionar uma receita nova que te emocionou nos últimos tempos?

O Artesian Bar, de Londres, acaba de lançar um menu fantástico com um drinque a base de Star of Bombay chamado Suspended In Time #feellingpretty. 

Combina Star of Bombay, limão, óleos essenciais de Niaouli, milefólio(yarrow) e um tipo de capim limão chamado palmorosa.

Você basicamente veste um enorme anel de Safira com o drinque suspenso abaixo. Genial!

Você vê alguma nova tendência que está chegando forte no mercado de bebidas??

Sim, acho que com essa enorme quantidade de ingredientes únicos e frescos nesta região, nós começaremos a ver mais expressões locais de gim prevalecer, assim como licores interessantes, tônicos e bitters surgindo.

Clássicos frescos e leves vão se tornar mais popular entre os consumidores porque como eles evoluiram em paladar e temos mais produtos de qualidade disponíveis vamos ver uma quantidade de clássicos emergir.

 

Que drinque clássico com gim você está bebendo mais hoje em dia? Você pode compartilhar sua versão favorita?

Eu amo receitas mais, contidas, digamos assim.

Atualmente, eu amo uma combinação de 50/50 entre Star of Bombay e Noilly Pratt, com um dash de bitter de laranja e um twist de laranja, em uma taça coupé gelada, espremendo a casca da laranja no vidro primeiro.
raj nagra 1Na sua opinião, quais são as três características que fazem um grande bar?

Atenção ao cliente sempre deve estar em primeiro lugar, a personalidade da equipe e atenção aos detalhes em geral.

Eu não gosto de ver ambientes excessivamente sérios, porque basicamente não é o tipo de ambiente que as pessoas estão procurando quando saem.

Pelo que você tem visto viajando pelo mundo afora, quais são as principais atitudes, conhecimentos ou atributos que um barman deve ter para se destacar em seu ofício?

Você não pode colocar um preço pela sua personalidade. Conheça o seu público.
Quando alguém entra no seu bar e você tem a oportunidade de envolvê-la por completo, isso é um enorme pedaço de quebra-cabeça a ser desvendado.

Ler o ambiente e estar em sintonia com as pessoas em seu espaço é fundamental. Você deve sempre estar ciente do que acontece ao seu redor.

Se uma pessoa disse que nunca gostou de gim, que tipo de bebida você sugeriria para conquistar essa pessoas?

Algo cítrico, fresco e leve para começar. Um Southside ou um Collins, atém um Clover Club por exemplo.raj nagra 2Como você classifica Bombay Sapphire no mundo dos gins? O que o torna único e faz com que as pessoas bebam Bombay ao invés de outro gin de alta qualidade?

Como eu mostro aos bartenders de todo o mundo, o que faz de Bombay um gim único é o processo de destilação 100% feito através da infusão por vapor,  da habilidade artesanal na escolha e seleção de ingredientes e das técnicas de destilação do gim.

Tomamos grande atenção e cuidado em todos os aspectos da nossa produção.

Nós somos a única empresa de gim importante no mundo que trabalha diretamente com nossos agricultores no fornecimento de nossos ingredientes.

Usamos um processo de infusão 100% a vapor, o que permite que todos os botânicos podem brilhar.

Nossos gins são feitos em uma das destilarias mais ecológicas do mundo. Não somos apenas mais um gim.

Depois de tudo isso, Bombay Sapphire ainda é um gim de grande crescimento e o mais valioso gim premium do mundo.”

Esta entrevista tem como fonte única a opinião dos convidados, sendo este blog isento de quaisquer alterações de texto e opiniões. O texto foi devidamente traduzido mas preserva fielmente suas convicções.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!