Eu passo boa parte do meu tempo viajando e muitas vezes dou sorte de tomar excelentes cafés nas cidades que visito. Meu grande problema é enquanto estou em trânsito.

Considerando o número de viagens que tenho feito nos últimos tempos, resolvi escrever para vocês sobre os menos piores cafés que eu já tomei nas alturas.Dois meses atrás fiz uma viagem até Montevideu, no Uruguai: cidade velha e encantadora, pessoas solícitas e agradáveis, comida sensacional e muito frio.

Ao voltar, quando eu já estava dentro da aeronave, o comandante avisou que teríamos que esperar até que a neblina se dissipasse para poder decolar.

Meu vôo estava previsto para sair as seis da manhã e só consegui decolar às onze da manhã!

Sem ter muito o que fazer, resolvi pedir um café para aeromoça e eis que recebo uma xícara decente de café filtrado.

E tenho que frisar a parte “decente”, pois é quase impossível receber algo razoável das companhias aéreas. O voo era da TAM e o café servido era Spress Café.

Eu estava indo para Bogotá em 2010 pela Avianca e, por estar a caminho de um dos mais importantes países produtores do mundo, serviram o famoso café colombiano Juan Valdez.

Também uma xícara aceitável, mas que depois de esfriar ficou intragável.

Rumo a Portugal pela companhia  TAP, bebi um café da Delta Café, que estava encorpado e levemente doce.

Pelo menos pude bebê-lo em uma xícara de plástico, diferente daqueles copos térmicos que passam sabor para o coitado do café.

Estou escrevendo esse texto de dentro de um avião a caminho do Brasil e torcendo para que o café servido seja suportável.

Infelizmente as empresas aéreas não estão preocupadas em satisfazer os clientes com um bom café.

Me pergunto se a situação muda para aqueles que viajam de classe executiva ou primeira classe.

Talvez eles paguem mais caro pelo espaço da poltrona e pelo atendimento, mas bebam o mesmo cafezinho (bem “inho”) que eu na minha classe econômica posso beber. Mas não bebo mais!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!