Ser juiz e representante do WBC – Campeonato Mundial de Baristas – me ajudou a conhecer o mundo julgando campeonatos. Esse ano eu tive a oportunidade de ser o juiz principal na Suécia, um dos países com mais tradição em cafés especiais.

Depois de intensos cinco dias de trabalho e vários competidores, tinha apenas oito horas para correr e fazer um tour nas principais cafeterias da cidade. Resultado: conversas sensacionais e cafés melhores ainda!

A primeira parada foi na consagrada Drop Coffee.
Lar de vários campeões suecos, essa pequena cafeteria tem um charme inigualável. Design minimalista e um primor em cada detalhe – da embalagem ao serviço especializado. Tomei um grão da Etiópia que tinha sabor a morango e mirtilo. Dei sorte de estar acompanhado da Linnea Vannesjö, atual campeã sueca de baristas e Alexander Ruas, campeão sueco de café filtrado.dropcoffee2Há duas quadras dali outro expoente nórdico, Johan & Nyström.
A cafeteria e torrefação é uma das mais antigas e renomadas de toda a Escandinávia e um lugar que sempre quis visitar. Lá eu tomei um nano lote da variedade Obatã que vinha direto da Fazenda Ambiental Fortaleza e feito na Aeropress. Acho que a melhor descrição para esse café eram as notas de caramelo e acidez de tangerina. Nem tive tempo de piscar e já estava tomando um Burundi feito no método V60 que era um suco doce de grapefruit (toranja).Johan-och-Nyström-1Eu já estava com o nível de cafeína bem alto quando fiz um pit-stop no Mean Coffee onde tomei um espresso doce como rapadura e bem encorpado torrado na Dinamarca pela The Coffee Colective. Eles contam com vários marcas de torrefações renomadas como Tim Wendelboe, Solberg & Hassen, Per Nordby e outros.kaffeeA próxima parada foi o Kafé Esaias, onde o proprietário e barista preparou um espresso de outra famosa torrefação sueca, a Da Matteo. Sem muito mais tempo e morrendo de fome, corri para o meu último destino, Café Pascal. Com certeza é uma das cafeterias mais lindas que já visitei, servem diversas marcas e tomei um café queniano filtrado que era floral e com notas de damasco.esaias683O tempo era curto, mas o suficiente para conhecer um pouco de Estocolmo, uma cidade onde todo mundo é muito educado e cordial, arquitetura e organização impecável e onde cafés são de alta qualidade e é um assunto levado a sério há décadas. Deu vontade de voltar e passar mais tardes frias e ensolaradas na capital do café filtrado.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!