O Desafio Arapuru está no ar e vai premiar os 15 bartenders brasileiros que criarem drinks autorais com o propósito de um “Convite à Celebração”

Até o dia 03 de outubro as inscrições da 3ª edição do Desafio Arapuru, que este ano traz como tema: “Um Convite à Celebração”.

O evento voltado à comunidade de bartenders é 100% virtual e tem o objetivo trazer à luz nossa riqueza cultural, história, social  através da celebração desses motivos.  De acordo com a marca:

“Nosso país é rico em diversidade, cultura e um completo convite à celebração. Celebramos em encontro com amigos, nos almoços de família, quando nos juntamos à galera para ver ao jogo, quando alguém nasce, celebramos também sem grandes motivos e essa facilidade é tão nossa e tão única. Outro exemplo de representação dessa identidade são nossas festas tradicionais que acontecem de ponta a ponta do Brasil. Festas regionais têm um lugar reservado no coração e agenda das pessoas, pois são formas de conexão e trocas que valorizamos por aqui.

Nós temos paixão pelo povo brasileiro e queremos que todos reconheçam e celebrem essa essência única e escolhemos as expressões e tradições artísticas para celebrar a originalidade e beleza do povo brasileiro, sem romantizar os desafios e perrengues socioculturais. Vamos celebrar juntos?”

O desafio, que teve sua primeira edição em 2020, surge com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da coquetelaria no Brasil, homenagear a cultura brasileira e instigar os bartenders a entrarem em contato com as diferentes formas de expressar a sua essência por meio de coquetéis que utilizem ingredientes nacionais. As inscrições vão até o dia 03/10 e para participar é preciso ser bartender profissional e ter mais de 20 anos.

Atendendo a estes critérios, é necessário gravar um vídeo com um coquetel que convide todos a celebrar nossas cultura, história e tradições brasileiras. O Desafio pretende estimular os bartenders a expressar sua arte através de coquetéis autorais e cheios de história. Não se esqueça de apresentar a ideia por trás da criação; e dar um nome ao seu coquetel que homenageie a sua celebração.

O vídeo deverá ser compartilhado em um perfil pessoal e público no Instagram e ficar no ar enquanto o desafio estiver acontecendo. Muito importante, poste no instagram com as #desafioarapuru #celebreaessenciabrasileira #arapurugin e marque o perfil @arapurugin só assim os jurados conseguirão encontrar o seu vídeo.

Ao final do desafio, serão selecionados cinco participantes que receberão um prêmio no valor de R$ 1.000,00, uma fotografia profissional do drinque selecionado, suporte da marca em condições especiais para implementar o drink escolhido no seu bar.

Além disso, não só os 5 primeiros, mas os 15 primeiros participantes ganharão uma vaga no curso Mixologia Brasileira, ministrado pelo mixologista Marco De La Roche.

Desafio Arapuru Gin 2022 – Um Convite à Celebração”

Sobre os jurados

Todos os drinks serão julgados por um time de 5 especialistas da coquetelaria, gastronomia e arte.

Entre os jurados está o mixologista Marco De la Roche, editor-chefe do site Mixology News e um dos principais fotógrafo de bares e restaurantes Tales Hidequi e Mike Simko, fundador de Arapuru Gin.

As duas outras vagas serão anunciadas nos próximos dias! Acompanhe.

Como vai funcionar

O participante deve:

– Gravar um vídeo com um coquetel que celebre a cultura e diversidade brasileira.
– Apresentar seu coquetel e contar a ideia por trás da criação.
– Dar o nome ao seu coquetel em homenagem à cultura e arte brasileira.
– Postar no Instagram com as hashtags: #desafioarapuru #celebreaessenciabrasileira #arapurugin e marque o perfil @arapurugin.

Podem ser usados diferentes tipos de arte como inspiração! Seja música, pintura, dança, folclore ou culturas locais.

ETAPAS E PREMIAÇÃO

Preste atenção aos prazos e etapas para participar e não deixe para a última hora!
Os cinco primeiros participantes receberão:

1 – Um prêmio de R$ 1.000 (mil reais)
2 – Uma fotografia profissional do drink selecionado.
3 – Condições especiais para implementar o drink escolhido no bar de atuação.
4 – Além disso, os 15 primeiros participantes serão selecionados para ganhar uma vaga no curso Mixologia Brasileira.

CRITÉRIOS

60% – Ideia por trás da criação do seu “Convite à Celebração”
20% – Apresentação e entrega
10% – Nome do coquetel
10% – Influência de Arapuru Gin na receita.

Regras do Desafio

Para isso vamos ler atentamente as regras do desafio:

– Ser um drink autoral.
– Usar um destilado base feito no Brasil. (recomendamos o Arapuru Gin, que possui ingredientes dos 5 cantos do Brasil na sua formulação).
– Vídeo deve conter de 60 a 180 segundos de duração.
– Vídeo não pode conter garrafas de outras marcas de destilado-base, a não ser Arapuru Gin.
– Vídeo deverá ser postado no Instagram, com a hashtag #desafioarapuru #celebreaessenciabrasileira #arapurugin.
– O perfil do participante deve ser público.
– Limitado a uma pessoa por perfil.
– Limitado a uma receita por pessoa.
– Os participantes devem ser bartenders profissionais e ter mais de 20 anos.
– O nome do coquetel deve ser uma homenagem à cultura e arte brasileira.

Dicas para participar

– Queremos saber sobre a história do seu coquetel! Conte pra gente sobre os ingredientes ou sobre a cultura brasileira que te inspirou.
– Instagram TV: 1080 pixels (largura) X 1920 pixels (altura) na proporção de 9:16;
– Preste atenção no tempo do vídeo (não mais de 3 minutos!).
– Certifique-se de que é possível ouvir o som do vídeo com clareza.
– Podem ser usados diferentes tipos de arte e cultura como inspiração! Seja música, pintura, dança, folclore ou culturas locais. Incentivamos pesquisar sobre o que te inspira #celebreaessenciabrasileira
– Os participantes devem ser bartenders profissionais e ter mais de 20 anos.
– Pense em um coquetel fácil de replicação.
-Poste com a melhor qualidade possível.

PERGUNTAS FREQUENTES

É obrigatório o uso de Arapuru na receita? Não! Contudo, será um diferencial utilizar Arapuru, uma vez que o produto possui 12 botânicos dos 5 cantos do Brasil e é muito versátil na coquetelaria. Recomendamos que se você não tiver Arapuru no seu bar ou na sua casa, que busque com conhecidos para realizar sua receita.

O destilado base deve ser gin? Não necessariamente, está na regra que o destilado deve ser produzido no Brasil. Por isso, pode ser Cachaça, Gin, Rum, entre outros. Contudo, recomendamos o uso de Arapuru Gin pois possui 12 botânicos dos 5 cantos do Brasil e é muito versátil na coquetelaria.

Posso postar meu vídeo em outra rede social? É mandatório que o vídeo seja postado no Instagram com as hashtags #desafioarapuru #celebreaessenciabrasileira #arapurugin e marcando o perfil @ArapuruGin. Contudo, se além do Instagram, você queira postar em outras redes sociais, fique à vontade.

Saiba como foi a 1ª edição do Desafio Arapuru em 2020

Saiba como foi a 2ª edição do Desafio Arapuru em 2021

Sobre o Arapuru Apoia 

Arapuru Gin tem uma paixão pelo povo Brasileiro, e celebra a sua beleza através de diversas expressões e tradições artísticas. A marca investe 10% do lucro através da plataforma Arapuru Apoia, uma plataforma que nasceu para incentivar múltiplas vozes da nossa brasilidade: da arte popular à coquetelaria.

Dentre suas ações, destaca-se o Desafio Arapuru, o apoio às artesãs de Capim Dourado, da Comunidade Quilombola localizada na região do Jalapão, e a parceria com o Prêmio Select de Arte, apoiando artistas brasileiros contemporâneos.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!