Entrevista com Sylas Rocha, flairbartender e mágico paulistano

O experiente Sylas Rocha é mixologista, flairbartender e mágico, atua desde o ano 2000 como profissional da área de bares e bebidas e é uma das figuras mais relevantes na coquetelaria paulistana.

Em 2003 se sagrou Campeão Brasileiro de Flairbartender e em 2005, ficou entre os Top 8 em Londres no mundial Roadhouse World Championship. Em 2007 Atuou nos principais bares e baladas de Milão ainda com passagens por Moscou, Estocolmo, Dublin, Paris, Amsterdã, Buenos Aires e outras capitais.

Sylas Rocha sempre está atualizado com as principais tendências da coquetelaria mundial. Em 2014, voltou às competições e alcançou o vice-campeonato no Absolut Creative Drinks. Em 2015, foi vice-campeão também dos campeonatos Angostura Global Cocktail Challenge e Grey Goose Vive la Révolution, no qual conquistou o título de autor da Melhor Caipiroska. Em 2017, encerra sua carreia em competições com mais um título “Chivas Master”.

Atualmente coordena o grupo de bares do grupo DRK, bares com um perfil muito divertido, cheio de cores e experiências. Olivio Bar, Cauli Bar e Mule Mule são alguns dos bares do grupo.

“Minha ideia é fazer com que todo mundo que goste de sair e se divertir, consiga tomar um bom cocktail desde o mais docinho e gostoso ao mais forte a amargo!  Só quero que a pessoa tenha uma noite agradável e beba o que realmente a faça feliz”

Confira a entrevista

Qual o seu hobby fora do bar?
Faço poucas coisas hoje em dia, visto que estou à frente dos bares do DRK isso me consome muita energia, mas gosto muito de andar de bike e jogar basquete.

Com o que você trabalhava antes do bar?
Comecei muito novo! Mas trabalhei como ajudante de mecânica, serralheria e até vendi sorvete na rua quando eu era bem novo.

Sua renda é exclusiva do bar?
Sim! De uma maneira ou outra tudo vem relacionado a bar. Faço eventos e treinamentos paralelos, mas todos no mesmo segmento.

Como foi que você decidiu entrar para a vida de bartender?
A verdade é que eu adorava beber e viver a noite! Fui direto à fonte…rs.  E hj apesar de ter mudado um pouco o ponto de vista essa é minha essência.

Há quanto tempo você está na trajetória de bartender?
Comecei com 18 anos, estou com 38… e após 20 anos continuo aprendendo o máximo possível a cada dia! E não só sobre cocktail e sim como pessoa.

O que você mais gosta nessa vida de bartender?
A bebida faz parte da história da humanidade, gosto de atender pessoas e de criar coisas únicas! Gosto de saber que um cocktail bem feito pode mudar o dia da pessoa… e de certa maneira vivemos um dia de cada vez… isso pra mim é o “ser bartender”.

Qual a situação mais engraçada que aconteceu com você em um bar?
Todo dia é dia! Mas uma vez eu acordei e fui correndo trabalhar… porém era segunda e o bar não abria… eu estava correndo com tanta coisa que não me dei conta que dia era.

Qual a situação mais desastrosa que aconteceu com você em um bar?
Teve um evento que a situação era tão precária que fora a falta de estrutura e super lotação do local do evento… devido à chuva extrema até o teto caiu … mas felizmente fora o susto ninguém se machucou.

Qual seu drink favorito?
Estou em um momento Boulevardier… mas isso muda, antes era Negroni e passei também pelo Dry Martini… mas de modo geral é sempre pancada.

Qual drink você não suporta beber?
Não gosto de coisas doces, isso eu não consigo…

Quem foram seus mentores de bar?
Fui da escola da vida … mas meu terceiro curso na área foi com o Bertone ! Mas também tinha como referência o Derivan, com meus primeiros livros da área ! E hj sou feliz em dizer que tenho os dois como bons amigos de trabalho.

Quando e quem famoso você serviu e o que serviu?
Muitos uma vez em uma evento aqui em São Paulo, estava até mesmo a Sheron Stone e Beyonce… já servi o jogador Roberto Carlos e muitos globais, porém pra mim são só clientes. Todo mundo é importante.

Quem você gostaria de ter servido na vida e ainda não pode?
Michael Jordan. Ele sempre foi uma grande inspiração.

Onde você busca sua inspiração para crias seus drinks?
Tento sempre viajar e viver! É assim vem novas experiências e inspirações.

Para a criação de um coquetel, na sua opinião vale mais inspiração ou conhecimento?
Com certeza a inspiração ! O conhecimento não é nada se vc não quiser fazer algo.

O que você acha das releituras de drinks clássicos? Qual o seu favorito?
Gosto sempre de mudanças isso é o que nos faz crescer … no momento minha releitura preferida é o Zero Negroni criado pelo Diogo Sevilio, tem tudo que um Negroni tem … mas é sem álcool.

Qual o ingrediente “coringa” para você, aquele que fica perfeito em qualquer drink?
Gosto muito do licor Frangelico. Não é simples de usar… mas sempre traz um resultado incrível.

O que para você é inaceitável em um drink?
Mudar a receita do clássico sem renomear, vc pode fazer o que quiser, mas se eu peço um Negroni, eu quero que venha um Negroni… só isso.

Na sua opinião, qual o clássico que nunca será ultrapassado?
Nunca é muito tempo … mas acredito que o Dry Martini e a família Negroni estão muito bem consolidados.

No atendimento de bar, qual a principal característica que torna um bartender diferenciado?
Educação e respeito. Todas as outras são importantes e bem úteis … porém sem educação e respeito elas vem abaixo.

Qual o maior erro que um bartender não pode cometer na sua caminhada?
Desistir. Pois errar é humano, desistir é opcional…

Qual a sua maior conquista na área de bartender?
Conseguir meu espaço sendo eu mesmo. Vivo uma vida de verdade ! Não existe 2 Sylas, só um, em casa ou no trabalho ou até mesmo no posto no final do dia tomando uma Heineken e conversando com os amigos de trabalho! Acredito que nem todos vivam assim.

Quais os seus planos pro futuro como bartender?
O de sempre, ter um bar. Mas não me prendo à certezas! Todo dia tudo pode mudar.

Qual a sua visão do futuro dos bares e da coquetelaria depois dessa crise?
Acredito que as coisas vão voltar com mais qualidade pois nesses dois anos muitas cabeças pensaram em como inventar a roda novamente! É isso sempre traz coisas boas…

3 CONSELHOS

Quais conselhos você daria para um jovem bartender?

1) Seja autêntico …
Já tem muito do mesmo.

2) Faça por você…
Não há dinheiro no mundo que vai pagar sua realização pessoal.

3) Nunca desista…
Isso é a única coisa que as pessoas extraordinárias tem em comum, elas nunca deixam de lutar! O resto é detalhe.

APRENDA A RECEITA

The Godfather

75 ml de bourbon whisky
2 tbs de xarope de amaretto
1 tbs de xarope de avelã

É só colocar todos os ingredientes em um mixing glass adicionar gelo e dar umas 20 voltas! Aí é só servir no copo baixo com uma pedra grande de gelo. Para finalizar um zest de laranja. É um cocktail imponente cheio de sabor é bem fácil de beber.

Nessa incrível versão do tão famoso clássico eu resolvi adicionar uma pequena nota também de avelã, porém ao invés de usar o licor Amaretto, do modo clássico eu resolvi adaptar para xarope.

Pois achei o resultado superior e por incrível que parece menos doce. Para ter a intensidade desejada de Amaretto não é todo licor que chega… então com o xarope que é bem mais intenso o pouco colocado atinge um nível de equilíbrio e excelência incrível!

todas as fotos fora clicadas por @feltranfotografia

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!