A limpeza e o desperdício podem conviver lado a lado, tornando seu bar mais eficiente, poupando recursos e melhorando a lucratividade

A limpeza é fundamental para um bar e faz parte do dia a dia de trabalho de um bartender.  Mas esse item da lista de tarefas pode gerar muito desperdício quando é feito sem pensar.

Por conta disso, selecionamos algumas práticas que podem melhorar a maneira como você descarta ingredientes como água e cítricos para que seu bar possa render ainda mais.

Aproveite e deixe nos comentários outras dicas que você usa no seu bar para a gente preparar mais conteúdos como esse.

De olho na água

Dentro de um restaurante o gasto com água gera números incríveis, por isso precisamos prestar atenção na limpeza. Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), 15 minutos de mangueira aberta consomem aproximadamente 280 litros.

Em números mais razoáveis para nós do bar,
5 minutos são quase 100 litros de água desperdiçados.

Trocar a mangueira pelo balde durante o fechamento do bar
Apenas essa ação pode significar uma redução de até 200 litros.
Para garantir que a água limpa seja usada apenas para o enxague, você pode usar o degelo dos baldes de cerveja para molhar o chão.

Usar uma vassoura antes de começar a lavar o chão
Isso reduz o tempo e a quantidade de água necessária para empurrar a sujeira mais grossa evitando também entupimentos nos ralos.

Em muitos casos, investir em uma máquina de lavar é economia sim
Quando abrimos um bar ou restaurante, sempre pensamos no médio longo prazo. Dessa forma, muitas vezes, investir em uma máquina de lavar copos pode ser uma grande economia em um ano, além de uma redução do tempo gasto por um funcionário na operação. 

Coloque as sobras orgânicas para trabalhar por você

Usar produtos naturais na hora da limpeza é bom para o meio ambiente e não resseca as mãos, pois eles não contêm vários agentes químicos que causam poluição nas águas, nem que agridam a pele.

O suco de limão por exemplo pode ser usado em vários momentos, ele funciona como bactericida, fungicida e como também é antioxidante, combate a ferrugem, mas é sempre bom lembrar que é preciso enxaguar bem as mãos depois do seu uso, para que ele a longo prazo não gere manchas na pele.

Após tirar os sacos de lixo, evite o mal cheiro na lixeira lavando com o suco e um pouco de sal (pode ser o sal grosso se sua lixeira for grandona e de plástico) pois ele ainda vai funcionar como abrasivo e ajudar a desgrudar as sujeiras das paredes, depois disso é só enxaguar e você vai ver a mágica acontecer!Se o cheiro tiver muito muito forte acrescente um pouco de vinagre, mas é pouco mesmo uma tampinha basta, depois disso é só enxaguar. Isso funciona para tirar os cheiros da geladeira e potes, nesse caso é só passar o suco de limão antes da lavagem convencional.

Ele funciona muito bem para tirar manchas de água de vários metais, nas coqueteleiras e nas bancadas é só esfregar o suco com uma esponja antes de lavar normalmente.

Canecas de Cobre manchadas? Nunca mais!

Para dar aquele brilho maravilhoso nas canecas de cobre tão cobiçadas é só esfregar o suco com sal em uma esponja e depois lavar normalmente. Eles ficam como novas.

Caso você seja fã de material vintage, mas tenha encontrado pontos de ferrugem, é possível tira-los com o limão. Coloque o suco em um copo em que o material (ou pelo menos a parte enferrujada) fique imersa. Deixe ali agindo e quando voltar no outro dia para abrir o bar é só lavar normalmente.

Não jogue seus zests no lixo

Mas nem só de limão se vive um bar não é mesmo?
Então que tal uma receitinha de limpador feito com os zests e outras partes de casca que sobraram?

Junte todas as cascas de cítricos que não for mais usar. Podem ser os zests que sobraram, as rebarbas dos zests, as cascas das frutas que foram espremidas (só lembre-se de limpar o miolo, a casca pode estar em qualquer espessura mas é importante ela estar livre de gomos e bagaço).

Coloque-as dentro de um pote e acrescente vinagre de álcool até que tudo esteja imerso.
Deixe descansar por 15 dias.

Depois desse tempo ele está pronto para usar é só coar para um recipiente com gatilho de spray. Caso queira deixar ele ainda mais perfumado acrescente dois ramos de alecrim a infusão.

Você pode usar essa solução para finalizar as bancadas; limpar vidros, espelhos, mármore e porcelanas; tirar cheiro das tábuas e mesas de madeira.

O aroma vindo dos óleos essenciais das cascas é maravilhoso, e o vinagre não deixa nada ficar grudento, sua eficácia é devido ao ácido acético, substância presente em muitos produtos de limpeza desengordurantes. E isso vale para o vinagre de maçã e para o branco. Só não esqueça de colocar uma etiqueta e validade de 30 dias para que ele possa ficar na sua estação.

Com essas dicas você pode aproveitar o suco de limão que era jogado e dar nova vida a ele, deixar o seu bar ainda mais perfumado, economizar nos produtos de limpeza e ainda cuidar do meio ambiente sem despejar tantos produtos químicos pelo ralo.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!