Provavelmente você vai se surpreender com por nunca ter ouvido falar de metade desta lista. 

Um peso pesado da indústria de bebidas da China reafirmou seu lugar no topo da lista das 10 marcas de destilados mais valiosas do mundo, enquanto alguns grandes nomes do Ocidente perdem a briga completamente se colocados em comparação.

De acordo com o relatório da Brand Finance, consultoria de avaliação de negócios, as marcas asiáticas dominam a lista 10 marcas de destilados mais valiosas do mundo, com gigante companhia produtora de Baiju, Kweichow Moutai, em primeiro lugar.

Apesar da marca chinesa ter caído 5% em valor de acordo com o relatório da Brand Finance, ela mantém um valor de US$ 42,9 bilhões.

De fato, a empresa recentemente previu um salto de 20% nos lucros para os primeiros seis meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2021, desafiando os temores sobre os gastos do consumidor chinês.

Exceto entre chineses vivendo fora do país, a Moutai ainda é virtualmente desconhecida no exterior. Tanto é que quase todas — cerca de 97% — das vendas acontecem apenas na China, de acordo com seus relatórios financeiros. Avaliada em 2,7 trilhões de yuans, a Kweichow Moutai vale mais do que marcas como Toyota, Nike e Disney.

A Hennessy, gigante de Cognac, de propriedade da LVMH, é a primeira marca fora da Ásia a fazer parte da lista, com um valor de marca de US$ 5,2 bilhões.

Hennessy recentemente saiu no topo de uma lista que calculou as marcas de destilados mais populares da internet. O produtor de Cognac fez uma parceria para se tornar o espírito oficial da NBA e da WNBA, e é habilmente incentivado por suas frequentes menções na cultura popular, não menos importante por sua presença perdulária nas letras de rap.

Rum Bacardi, Jack Daniel’s e Johnnie Walker também entraram no top 10 das marcas de destilados mais valiosas da lista da internet.

Segue abaixo o TOP 10 na íntegra (valores indicados em USD):

1 – Kweichow Moutai   ($ 42,9 bilhões)
2 – Wuliangye   ($28,7 bilhões)
3 – Luzhou Laojiao  ($7,3 bilhões)
4 – Yanghe  ($ 6,4 bilhões)
5 – Hennessy  ($ 5,2 bilhões)
6 – Shanxi Xinghuacun Fen  ($ 5,0 bilhões)
7 – Bacardi  ($ 3,1 bilhões)
8 – Gujing Gong Jiu  ($ 3,1 bilhões)
9 – Jack Daniel’s  ($ 2,9 bilhões)
10 – Johnnie Walker  ($ 2,6 bilhões)

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!