Coletivo de bartenders desenvolve programa de aprendizado das Pancs na Coquetelaria

As Pancs nada mais são do que Plantas Alimentícias Não Convencionais. A sigla é bem autoexplicativa. Fazem parte das Pancs plantas que nós não consumimos como forma de alimento simplesmente por falta de costume ou de conhecimento.

Contribui também o fato de elas não serem facilmente encontradas em mercados e geralmente serem consideradas “mato”, “ervas daninhas” ou “invasoras” porque algumas delas são ruderais, ou seja, crescem espontaneamente junto com plantas que cultivamos ou em vasos e calçadas. Jogando-as fora, estamos perdendo a oportunidade de consumir alimentos com um alto valor nutricional por falta de informação.

Atualmente, conhecemos cerca de 20.000 espécies de plantas comestíveis. Apesar disso 90% da alimentação no mundo provém de menos de 20 plantas, o que indica um aproveitamento baixíssimo da variedade de plantas disponíveis.

Pensando nisso, um coletivo composto por Caio Bologna, Caio Bonneau, Roberto Merlin e Tom Oliveira desenvolveu o Do Mato pro Copo, projeto que começa com um webinar que vai te ajudar a entender mais sobre o cultivo, manipulação e aplicação de Pancs na coquetelaria.

Com um prazer imenso venho convidá-lxs a participar da webinar Do Mato Pro Copo, projeto idealizado por @caiobologna , @robertomerlin , @bonneaubartender e por mim sobre o cultivo, manipulação e aplicação de PANCs na coquetelaria.

São muitas as Pancs, e algumas delas são até bem conhecidas. Begônia, Dente-de-leão, Vinagreira (hibisco), Serralha, Ora-pro-nobis, Peixinho da horta, Flor de abóbora, Tanchagem, Almeirão-roxo, Mentruz, Taioba, Pixirica, Feijoa e até Vitória-régia.

Para se inscrever no webinar, clique aqui.

O evento acontece nos dias 31/08, 01/09 e 02/09, segunda, terça e quarta durante o período das 16h às 17:30h.

O custo será apenas do envio do kit que cada participante receberá em casa para participar durante a webinar. Apenas o envio dos kits será cobrado.

A data limite para se inscrever é  22 de agosto e existe um limite máximo de 100 pessoas inscritas para essa primeira edição, então não perca tempo para se inscrever.

Esse projeto tem apoio das marcas  San Basile Destilaria, Mbee Mel e Angostura Brasil.

O que dizem os criadores

Caio Bologna, embaixador da destilaria San Basile

“A ideia surgiu do momento em que eu vi que existem pessoas se dedicando a um tema incrível e lindamente nosso, brasileiro.

Caio Bonneau e Roberto Merlin pesquisam e verdadeiramente vivem tudo isso no seu dia a dia, e Tom Oliveira como uma pessoa inquieta, sempre se dispõe a trabalhar com o que é nosso de origem, trazendo uma complexa combinação entre os botânicos e biomas.”

Caio Bonneau, bartender em Ubatuba 

“Além do manejo e forma de aplicação na coquetelaria, eu quero passar um pouco do que eu vejo sentido na busca com esses ingredientes. Principalmente no ciclo dessas plantas e a forma como o extrativismo pode inverter o jogo.

A principal mudança que vejo através das pancs, é o olhar que esse movimento traz, que vai além de conhecer as plantas mas de reconhecer um conhecimento importante dos povos tradicionais e podem nos trazer uma coquetelaria regional muito rica.”

Tom Oliveira, bartender Gipsy Cocktail

“As pancs estão vivendo um momento de reintegração ao imaginário popular, seja através da gastronomia, coquetelaria ou pelo fato da preservação e sustentabilidade em sí.

Em vista disso, acreditamos que com o curso irá potencializar esse movimento, levando os profissionais a repensarem qualidades e valores, estreitando assim uma cadeia de consumo regional e sustentável, valorizando o que é nosso.”

Roberto Merlin, bartender Drinks nos Trinks

“Assim como já utilizamos ervas, folhas, flores, cascas e raízes convencionais em infusões, tinturas, macerações e outros preparos. Por que não utilizar com respeito e cuidado plantas que possuem um gigante poder de resiliência, facilidade em encontrar nos diversos biomas brasileiros e ainda carregam propriedades popularmente chamadas medicinais?!

O curso ajudará as pessoas a terem um norte na prática do manejo cotidiano com as plantas. Dicas para semear, clonar uma planta por estaqueamento, enraizar o caule na água, entre outras técnicas.”

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!