Já reparou na quantidade de lixo que você tira de dentro do bar no fim da noite? E se eu te contar que metade dele nem deveria estar ali?

Esses dias ouvi uma frase que me fez ouvir sininhos no final “lixo só é lixo se está tudo misturado” parece óbvio, não é? A gente julga o que é lixo ou não antes mesmo de colocar na lata. Foi aí que pensei, todo o nosso conceito de descarte está errado, temos como lixo que tudo aquilo que não vamos mais usar. Se queremos alguma mudança no mundo em que vivemos devemos começar pelo nosso pensamento, é ele que vai mudar nossas ações e nossas ações que vão transformar nossa realidade.

O primeiro passo para essa mudança é olhar de novo para aquilo que você quer descartar e fazer a pergunta “O que mais eu posso fazer com isso?”  se for útil pro seu bar, ótimo, você acabou de ganhar mais um insumo para seus ingredientes. Caso não seja vem o próximo questionamento: “Isso pode ser reciclado?” lembre-se que papel, vidro, plástico e metal, a resposta sempre será SIM.

Agora que você já mudou o seu pensamento precisa mudar suas ações. Como? Se-pa-re o lixo. “Aí meu Deus, Elen mas meu bar não tem espaço para ter 4 lixeiras, ai como eu sofro” calma meu rapaz você pode separar mesmo tendo só uma lixeira dentro do seu balcão. Quando sua compra chega, ela vem em caixas de papelão, você pode deixar uma dessas caixas, em um espaço que não seja dentro do estoque, elas chegaram com garrafas cheias, podem saírem com garrafas de vidro vazias.  Deixe o lixo de dentro do balcão apenas para o orgânico, separe as garrafas de bebida que forem acabando em um cantinho e quando tiver um tempo leva até a caixa de papelão que você já tinha separado. As latinhas também podem passar por esse mesmo processo.As garrafas e potes de vidro transparente nem precisam ir para o lixo, podem ser reutilizadas no próprio bar.

Você deve lavar bem, tirar o rótulo e esterilizar com água quente, já estão prontas para serem armazenar seus insumos. (Ah, não esquece de esterilizar as tampas junto) As garrafas de vidro colorido podem ser usadas para decorar as mesas ou prateleiras servindo de vasos de flores.

Quando estiver preparando o seu mise-en-place, leve em consideração o dia da semana e o fluxo de clientes que atende, por exemplo a quantidade de clientes no seu bar no sábado é diferente da quantidade de clientes na segunda ou terça feira, isso evita desperdícios e sua quantidade de lixo será melhor. Agora no final da noite é só lembrar de ver o horário da coleta para colocar o lixo na rua.

Fique atento aos dias de coleta seletiva da sua cidade

Aqui em São Paulo, duas empresas são responsáveis pela coleta, você pode consultar os dias e horários no site EcoUrbis ou na Loga. Se você é de outra cidade pode consultar os horários de coleta no site da sua prefeitura.

Caso sua cidade não tenha esse serviço você pode contar com as cooperativas de reciclagem, existem milhares delas em todo o Brasil. Elas são encontradas facilmente pela internet, e com certeza existe alguma no seu bairro. Existem aplicativos que te ajudam a encontrar esse serviço, um exemplo é o Cataki que te conecta direto com o catador, aumentando o volume de reciclagem e a renda dessas pessoas.

Existem as empresas que fazem a gestão de resíduo para sua empresa. Eles garantem que seu lixo tenha o destino adequado e lhe garantem o selo verde. Em algumas cidades empresas que tem o selo verde tem desconto em vários impostos.

O bartender Rafael Câmara, do bar Vasco 1020 e consultor da Casa Guandu contou que mesmo com a coleta seletiva na cidade, o estabelecimento se preocupou em contratar um empresa para realizar a gestão de resíduos, isso garante ao bar um selo verde de sustentabilidade.

Existem muitas cidades com incentivos fiscais para empresas que possuem certificações sustentáveis, cada uma com um tipo. Você pode  conseguir desde desconto em contas como luz e água, até facilidades em empréstimos para investir na empresa.

Um outro item que muitos bares não dão atenção é ao óleo de cozinha, esse item não pode ir para o lixo comum. Existem empresas de produtos de limpeza que usam óleo de cozinha para elaborar seus produtos, você pode trocar seu óleo por esses produtos. Algumas empresas até oferecem os tonéis de armazenamento para a sua empresa. Isso também é uma reciclagem que gera uma economia enorme para a empresa e para o meio ambiente.Mas existem itens que não podem ser reciclados tão facilmente. Os materiais orgânicos merecem nossa atenção. E aí vem a questão, uma pilha de cascas é lixo? O pó de café usado já é lixo? Rafael Câmara conta que o pó de café pode ser usado até 4x para a certas receitas. Ele olhou de novo para esses ingredientes e deu uma nova vida para eles, das cascas ele produz um saccharum e do pó de café ele faz infusões e já usou até para elaborar um máscara facial para dar de brinde aos clientes, isso ganhou repercussão até fora do estado e acaba virando uma propaganda “boca a boca” do bar chamando atenção de novos clientes.

aprenda a receita

Organic Espresso Martini

por Rafa Câmara na @urbanfarmcy

50 ml Tiiv vodka
30 ml licor de café
30 ml café espresso especial

Para o licor de café

1 lt vodka Tiiv = 20 doses
300 g grão de café orgânico = 23 espressos

Após minimo de 10 dias de maceração, coar os grãos secar em um desidratador por 1h (forno 20min) e moer (quantidade suficiente para produzir 23 café espressos) por último adicione 300 ml de xarope de melado de cana ou demerara orgânico (2 partes de melado x 1parte de água fervida)

Resultado:

1300 ml de licor = 43 receitas
300g de café macerado + 260g de café não macerado = 43 espressos
1 espresso = 13g de borra por cliente (rende uma esfoliação)
43 pessoas = 560g de borra de café reutilizada 3x

  1. Para o licor orgânico
  2. Para o espresso (que se torna muito menos ácido e mais aveludado)
  3. Para esfoliação

Em um vidro de conserva ou ziplock após a retirada do café para o coquetel você pode reservar a borra de café e assim presentear seu cliente! Após a retirada do café, reserve, você pode fazer uma máscara facial.

Instrução de uso:

Em um pote pequeno adicione 1 colher de mel ou óleo de amêndoas\girassol. Adicione a borra de café (13g) e misture até virar uma pasta. Basta aplicar no rosto e deixar descansando por 5 min e depois é só lavar com água fria ou temperatura ambiente.

A preocupação de Rafael vai além do que é necessário para elaborar os coquetéis, ele mostra que podemos ir além do balcão. O atendimento também é muito importante, e com essas atitudes podemos disseminar a sustentabilidade para nossos clientes.

Cuidar do cliente não é só estar preocupado com o sabor do seu drink, mas é demonstrar que está preocupado com todo o entorno disso. Preparar drinks que minimizem ao máximo os impactos causados, mostra preocupação também com o bem estar da sua região, isso é cuidar do seu cliente. Essas atitudes trazem mais clientes mais vezes para o balcão.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!