Chá gelado, conecte a esse mundo cheio de novidades e novas experiências gastronômicas.

Lá se vão cinco anos desde que acompanhei pela primeira vez uma refeição com chá. Um lámen suculento e delicioso que, com a bebida quentinha, só aumentou minha vontade de levar essa experiência para outros momentos do dia. Até então, chá era para a tarde com bolos, tortas e doces ou sanduíches leves de pão de forma. Coisa de menininha. Mas o tal five o’clock tea era só o início do que o universo da bebida preparava para mim.chaquenteNo Oriente, o chá é tradição milenar. Na China foi descoberto, seguiu para o Japão, para a Índia e, com o comércio de especiarias, ganhou o mundo e modos de fazer que finalmente conquistaram o paladar dos ocidentais. Tudo bem, tomamos café quente no verão, mas é aquele shot rápido que nos mantém conectados ao longo do dia. Quem arriscaria uma xícara grande de chá quente no calor escaldante?

cháEm 1904, em St. Louis, nos Estados Unidos, o comerciante de chá Richard Blechynden percebeu o deslize. Era verão no país, durante uma grande feira onde ele apresentava seus produtos e ninguém parava em seu estande para provar uma taça. Logo veio a ideia… Lascou no copo umas pedras de gelo e popularizou o chá gelado.

Hoje, 85% do consumo de chá no país é deste modo. Em uma viagem que fiz para os EUA no ano passado, pude ver o quanto a bebida é representativa. No café da manhã, no cardápio do almoço, nos bares e até em blends de cervejas, lá está uma pitadinha de chá.

Com as lembranças e o horário britânico do lanchinho superados, sinto que avançamos muito no consumo da bebida por aqui no Brasil também. De uns anos para cá, vejo que mais pessoas começaram a buscar informações para aproveitar melhor a bebida, lojas foram abertas e fomos além, preparando drinques e pratos com diferentes tipos da camellia sinensis.

E é sobre isso que vou falar por aqui. Tipos de chás, preparos diferentes, tendências de consumo e como a erva pode ampliar nossas experiências gastronômicas.

Este é só o começo de um mundo entre xícaras.

 

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!