Os Jogos Olímpicos de Londres acabam de começar e nós não podemos prestigiar nossos atletas brasileiros senão da nossa melhor forma, preparando drinques! Mas existem tantos drinques que poderiam representar cada modalidade que preparei uma lista especial com sugestão de coquetéis para alguns dos mais conhecidos esportes olímpicos!

Como eu quero preparar uma segunda lista, gostaria de contar com a sua sugestão de drinque para representar uma modalidade!  Então, vamos lá!

BASQUETEBOL | BELLINI

Esporte coletivo, onde o jogo em equipe é que faz a diferença de um time. Em média os atlestas possuem, 1,96m de altura, então, para eles uma taça longa como a taça flute. Pouca gente sabe, mas esse esporte nasceu no inverno de 1891 na cidade de Springfield, no estado de Massachussets, Estados Unidos. Com o inverno rigoroso, era impossível praticar esportes externos, como o futebol americano e o beisebol, então o diretor da Springfield College pediu para o professor James Naismith que criasse um esporte que pudesse ser praticado em ambientes fechados.

Após muita reflexão, Naismith pegou dois cestos de madeira para colher pêssego e os pindurou na parede. A meta era um time acertar a bola no cesto do outro. Então nascia o basquetebol, ou bola ao cesto.

Para comemorar o Basquetebol, vamos de Bellini, com suco de pêssegos frescos e espumante!

Saiba mais sobre o Bellini aqui!

 

FUTEBOL | CAIPIRINHA

Quem mais poderia representar o futebol senão a Caipirinha!

Tá certo que nossa seleção canarinho nunca conseguiu levantar o troféu deste campeonato, mas é inegável que nós ainda somos a maior referência no mundo.

Poucos sabem, mas a Caipirinha é um drinque genuinamente brasileiro, consumido cada vez mais no mundo inteiro e que teve seu nascimento no interior paulista, no caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro. No início, ele levava cachaça, limão, mel e alho para aliviar as doenças da época.

Quer conhecer a história da caipirinha?! Acompanhe aqui!

 

ESGRIMA e TIRO AO ALVO | BLACK RUSSIAN

Quem se lembra da grande disputa olímpica de tantos e tantos anos entre os Estados Unidos e a União Soviética?!

A maior expectativa era saber se os soviéticos iriam ultrapassar as medalhas dos americanos, e não é que eles conseguiram?!

A meta dos soviéticos era diversificar as medalhas em competições como esgrima, tiro ao alvo, levantamento de peso, remo e canoagem, ao contrário dos EUA, que monopolizavam as competições de natação e atletismo.

O Black Russian vai representar toda a nação soviética, que um dia foi a maior potência olímpica já vista, mas agora não assusta mais. Receitinha fácil que combina vodka e licor de café, num copo com gelo. Vamos brindá-los!

 

BOXE | MOJITO

Cuba tem histórias pitorescas nas Olimpíadas. Quantos atletas cubanos já não pediram asilo político em países onde foram competir. Notícias de atletas negociando charutos cubanos em plena Vila Olímpica ou até abandonando a delegação antes da própria competição.

Enfim, políticas à parte, Cuba já fez história no mundo do boxe. Um exemplo é o boxeador olímpico Teófilo Stevenson, campeão dos pesos pesados em três edições, que faleceu no último mês.

E pode ter certeza que quando voltar para Cuba, os que voltam, já vão logo preparando um belo Mojito para comemorar!

Quer conhecer um bar que serve apenas e exclusivamente Mojitos, patrocinado pela Havana Club? Veja aqui!

 

JUDÔ | SAQUERINHA COM LICHIA

O futebol está para o Brasil assim como o Judô está para o Japão. É claro que nós brasileiros evoluimos e muito no judô e ganhamos várias medalhas importantes nesse esporte, mas o fato é que quem come a maioria das medalhas são os japoneses.

E como mais se toma sake no Japão do que qualquer coisa, resolvi fazer uma misturinha Brasil/Japão! Nossa especial Saquerinha!

Os japoneses já enriqueceram muito a história da coquetelaria mundial, mas se você quer saber mais ainda sobre o estilo e drinques servidos lá, leia a entrevista com Hidetsugu Ueno, maior lenda dos bares japoneses.

Se interessou tanto assim, pode partir para o segundo passo, comprar o livro Japanese Cocktails, com mais de 100 receitas com ingredientes orientais.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!