Conheça seu bartender e sua receita – Lukas Siqueira (SP)

Lukas Siqueira é bartender curitibano há 10 anos numa jornada que começou em 2011 no balcão do Vox Bar comandado por Igor Bispo. Foi ele quem me mostrou que eu poderia ir mais longe do que nunca imaginei.

Em 2012 participou do campeonato da Marie Brizard e foi para França com o bartender Kennedy Nascimento e  foi nessa viagem que começou a entender melhor sobre a profissão e as coisas que gostaria de fazer na vida de bar.

Em 2015 ganhou o Cocktail Journey e foi para a Holanda conhecer a fábrica da vodka Ketel One com o bartender Zulu. Foi um privilégio gigante poder compartilhar a minha vida e essas experiências com tantos bartenders incríveis desse meu Brasil.

Em 2018 adentrou em novos vôos na Eat Kitchen Lab, um catering de eventos e consultoria para bares e restaurantes e, no mesmo ano, começou o projeto da Covil, uma festa criada e moldada para explorar lados mais livres e artísticos.

O foco da festa é celebrar a cultura LGBTQIA+, onde queremos trazer e apoiar artistas e profissionais que fazem parte da comunidade, mas têm poucas chances de apresentar seus trabalhos.

Conheça o bartender

Como você percebia o mercado de A&B em relação à corpos da diversidade presentes em 2010?

Nessa época eu estava no Vox-bar e lá já tinha bastante diversidade, acho que foi uma das coisas que eu mais gostava era dessa diversidade de pessoas dentro de um espaço que permitia dialogar com elas pra entender pontos de vista diferentes do meu e até do que eu estava acostumado a ver, e foi lá que comecei a ter um olhar mais atento a coquetelaria por ver uma bartender mulher fazendo cocktail e fiquei encanto em vê-la trabalhar, tanto que foi ela que me mostrou o caminho da coquetelaria inclusivo foi ela quem me ensino a dar os primeiros passos, porém o assunto diversidade não era tão falado como hoje em dia, eu mesmo não sabia quase nada sobre qualquer assunto relacionado a comunidade GLBTQIA+.

Como você percebe, agora, o mercado de A&B em relação aos corpos da diversidade presentes no momento?

Acredito que estamos caminhado devagar para isso acontecer, porém já melhoramos muito, na Covil eu tento levar todo mundo da comunidade LGBTQIA+ para fazer parte do time e deixando elas livres para trabalharem da forma que se sentem à vontade, sem uniformes ou treinamentos engessados para atendimento, e sim deixarem a natureza delas falarem por si.

Como foi a sua vivência no bares do início da sua carreira até o momento?

Numa visão geral de todo esse tempo tiveram mais realizações do que derrotas, eu sempre fui privilegiado em poder trabalhar com profissionais que me ajudaram a evoluir como profissional e como pessoa, eu venho de uma família humilde e a c coquetelaria me proporcionou viver coisas que jamais sonhei, eu sempre falo pra mim mesmo, que eu não me canse de querer aprender e que tenha humildade para ouvir e entender o pensamento do próximo que eu tenha muita sabedoria para fazer boas decisões na minha carreira, que eu consiga evoluir todos os dias pois uma coisa é certa. Eu amo ser Bartender e espero poder trabalhar muito ainda com essa profissão.

Você sofreu algum tipo de abuso, rejeição ou preconceito por parte de colegas profissionais ou superiores imediatos? E quanto ao público consumidor?

Olha já sofri algumas piadas sim, já passei por algumas situações bem desagradáveis, até mesmo dentro de casa, porém sendo sincero isso nunca me afetou, nunca permiti que isso acabasse com a pessoas que eu sou, na verdade eu achava as piadas ruins demais pra achar que isso poderia me afetar de alguma maneira, ou que isso poderia me diminuir como profissional, ou que eu não seria capaz de chegar em algum lugar por ser diferente, sempre usei o humor como uma defesa, e sempre tentei ser responsável e profissional para ter o respeito de todos, mesmo sabendo que respeito e algo que todos temos que ter independente de ser ou não gay.   

Como você reage em geral à situações de exclusão ou distanciamento por ser uma pessoa diferente do seu meio em geral?

Quando comecei a entender melhor sobre o que é o ser gay, sobre a comunidade LGBTQIA+ como era ter uma vida gay, que tinha que sair de casa e amadurecer rápido pra coisas, que temos que está atento ao preconceito e ao perigo na rua e todos os dias rever os nosso próprios preconceitos e trabalhar em cima disso, eu comecei a filtrar melhor quem eu gostaria que estivesse perto de mim, e com quem eu quero compartilhar a minha vida, e tentar fazer o que é certo todos os dias, e quem não estiver à vontade com as minhas diferenças que nem chegue perto de mim.

Conta pra gente um momento de vitória em que você pôde atuar contra alguma atitude abusiva, excludente ou preconceituosa contra pessoas (ou você) por pertencer à diversidade LGBTQIA+.

Um momento de vitória é fazer a festa Covil como um ambiente livre de preconceitos. Lá, eu e o Pedro, meu sócio, não aceitamos nenhum tipo de desrespeito com pessoas e vemos as pessoas se sentindo felizes e celebrando as diferenças como algo positivo, poder celebrar com todo mundo junto viver a diversidade na sua maior pureza e muito gratificante e maravilhoso pra mim.

Quais conselhos você daria para os nossos colegas de trabalho em relação ao tratamento de pessoas para evitar atos de desrespeito, crimes de preconceito, bullying e abusos contra qualquer tipo de pessoa?

Como é difícil de ensinar o ser humano que ele está sendo desnecessário em querer dar a opinião dele sobre a sexualidade do outro ou que ele está sendo abusivo ou sendo desrespeitoso com alguma coisa que saía da normalidade da vida dele, aceitem que as pessoas são “diferentes” e somos legítimos do jeito que somos.

Então se você que tem dificuldade de entender, MELHORE, abra a sua mente e reveja seus preconceitos, se permita aprender com o novo quebre as barreiras, rompa seus limites e queira se relacionar com o que é diferente de você e saia desse tipo de pensamento e muito antigo ser preconceituoso, e muito antigo não quer entender o próximo não cabe mais ser assim nos dias de hoje.

Se você pudesse voltar no tempo, olhar pra si mesmo com 8 anos de idade, qual conselho você se daria pra encarar o seu futuro?

Paciência, Coragem e Resiliência. Essas seriam as palavras que eu gostaria de dizer para o Lucas, aquele menino que usava vestido e salto alto escondido que gostava de brincar de boneca e que amava tudo que era do gênero feminino que sonhava que era a princesa e que tinha um príncipe encantado espero pelo final feliz, que não entendia nada que estava acontecendo naquele momento mas que ele tivesse paciência que todas essas questões iram ser resolvidas no seu devido tempo e que não tem problema nem um em ser diferente, que ele não tenha medo de ser assim, que ele se encha de coragem e permaneça firme e forte que toda essa escuridão se faça luz e que no final vai ser tão lindo que você vai achar que não é nem merecedor disso tudo, e no fundo você vai encontrar conforto, amor e carinho e vai gostar de você todos os dias.

Qual coquetel clássico na história você escolheria para se homenagear com Orgulho e porquê?

O Cosmopolitan, bom ele foi o primeiro cocktail que eu provei na minha vida, quando comecei a entender sobre a história da Coquetelaria já via na série de televisão Sex and the City (que já era uma inspiração pra mim aquelas mulheres poderosas donas de si) brindando e bebendo Cosmopolitan, e achava um máximo, nessa mesma época eu tinha visto um matéria que a Cantora Madonna amava beber Cosmopolitan e que era o cocktail preferido dela.

A Madonna é uma grande ícone da comunidade GLBTQIA+ principalmente no questão do HIV ela se tornou uma das ativistas contra o preconceito aos doentes de Aids, e a estigmatização da comunidade homossexual, Madonna foi nossa porta-bandeira. Em uma época que muitos tinham medo dos gays como se fossem uma assombração, a cantora encheu de luminosidade e autoestima a nossa existência.

Qual a sua mensagem de inspiração para as próximas gerações de bartenders dos próximos 10 anos?

Permita-se aprender com o próximo, se abra pra entender a necessidade do outro, tente ouvir mais e falar menos, fique sempre atento aos seus preconceitos, tente organizar seus pensamentos para ajudar o próximo, tenha empatia com as pessoas e as suas limitações, estamos vivendo dias sóbrios e só a cultura, a arte a leitura, os bons diálogos, os estudos, a educação, respeito ao próximo e empatia só isso que poderá salvar a nossa próxima geração, que possamos sempre celebrar o amor e contemplar a diversidade de todas as suas cores, formas e diferenças.

aprenda a receita

Flying to Freedom

45 ml rum Havana 3 anos
15 ml licor St Germain
20 ml coulis maracujá doce
5 ml pasta de curry Tandoori e coco
15 ml albumina hidratada
15 ml suco de limão siciliano
twist de limão siciliano.
pó de cúrcuma, carvão vegetal, beterraba e flores comestíveis

Em uma coqueteleira coloque todos os insumos líquidos e faça um dry shake em sequência adicione bastante gelo e bata com bastante vigor até gelar bem a coqueteleira. Com auxílio de um strainer e uma peneira passe o cocktail para uma taça coupe previamente gelada, faça o twist pra aromatizar o cocktail e finalize com as guarnições. 

Receita do Couli de Maracujá Doce: 50g da polpa do maracujá doce e 5g açúcar demerara e com a ajuda de um mixer ou um liquidificador bata e com uma peneira bem fina coe a mistura e é só usar. 

Receita da Pasta de Curry: com auxílio de uma panela coloque ela em fogo baixo e adicione 1 colher de chá de óleo de coco e 5g curry tandoori e deixe ele dar uma leve fritada no curry e em seguida coloque 400ml água, sabe a parte branco do maracujá, corte bem picado e coloque para cozinhar junto, a parte branca do maracujá tem bastante pectina, ela que vai dar a textura de pasta que queremos, depois de cozinhar por 15 minutos, só deixar esfriar coar e usar. 

Mês da Diversidade no Bar

O Mixology News realiza em 2021 o Mês da Diversidade no Bar para informar e valorizar a diversidade de bartenders durante o mês do Orgulho LGBTQIA+.

A campanha traz diversas entrevistas com bartenders no portal, lives diárias com influenciadores e autoridades na causa no instagram e um webinar no youtube com bartenders.

Idealizado pelo Mixology News em parceria com o bartender Thomas Souza e com apoio de Cointreau, o licor de laranja mais famoso do mundo, produzido na França e importado pela Interfood Importação.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!