Manual Nacional do Destilador e Licorista é uma relíquia da história das bebidas alcoólicas brasileiras.

Imaginem o que acontecia no mundo e nos bares naquele ano, agora imaginem que alguém estava lançando um livro sobre como fazer suas próprias bebidas! Fantástico.

manualdodistilador

Para ter acesso ao conteúdo completo e gratuito é só clicar aqui no link Manual do Distillador Nacional.

Em troca, nós só pedimos uma coisa:
Compartilhe o link com uma pessoa que você acha que gostará de saber dessa raridade.

Para você ter uma ideia da raridade desse livro, no ano de 1883 bebidas não se chamavam… bebidas. Acreditem ou não, chamavam-se molhados. Ainda não acreditou? Olha a introdução do livro.

“Indicações exactas e minuciosas acerca da fabricação, desinfecção e rectificação do álcool, e bem assim receitas para preparar toda a espécie de licores, quer por meio de infusão, quer pela distillação; seguido da descripção do fabrico dos mais saborosos vinhos, e da cerveja, tudo ao alcance de qualquer industrial ou commerciante, e especialmente indispensável para os confeiteiros, hoteleiros e negociantes de molhados, assim como para os fazendeiros, que encontrarão neste Manual uma nova fonte de riqueza”gottlingPara quem acompanha o Mixology News já há algum tempo, com certeza teve acesso ao Manual do Cantineiro de Cuba, um livro raríssimo de 1924 que conta a história e cultura da coquetelaria cubana no começo do século XX.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!