Senegal e suas bebidas alcoólicas e não alcoólicas típicas

Nossa primeira parada foi nas Ilhas de Cabo Verde e o Grogue, consumido localmente. Seguindo no fluxo do Sankofa, nossa segunda parada já é no litoral do continente africano e assim  chegamos ao Senegal.

O Senegal é um pais majoritariamente mulçumano portanto alguns tipos de alimentos são restritos como a carne de porco, agora, neste país é permitido álcool e por isso trago para você novidades tanto alcoólicas como não alcoólicas. Conheça as tradicionais bebidas senegalesas.

Jus de Bissap

Em 2013 o Mixology News  já havia trazido aqui um post sobre a bebida não alcoólica típica do Senegal.

É verdade que existem outras bebidas em países diferentes feitas à base de chá de hibisco gelado, mas com a combinação feita no Senegal é única. É uma bebida saborosa feita a partir da espécie de flor de hibisco conhecida como Roselle.

Como falamos também o continente era dividido de outra forma do que conhecemos hoje então muitas bebidas podem ser feitas em outro pais com nome diferente.

Na Nigéria, Bissap é denominado Zobo, enquanto no Gana é denominado Sobolo, No México, temos a clássica Água de Jamaica, no Egito e no Mali temos o Karkaday, na Guinea é conhecido como Oseille de Guinea,  também na Serra Leoa é conhecida como Wonjo, na Nigéria é conhecida como Tsobo, no Iraque Chai Kujarat, no Irã Chai Torsh e, pra finalizar, Gumamela nas Filipinas.

São as pétalas ou cálices da flor que produzem esta bebida versátil. Você vai encontrar o sabor da bebida azedo em seu estado natural e tingido de vermelho. A quantidade de água usada no preparo da bebida é um fator importante na determinação da cor da bebida.

O Bissap também é muito apreciado em outros países como uma bebida fria, mas pode ser bebido quente como chá ou apenas como uma bebida quente quando a pessoa está doente.

Ataya

É o chá preferido no Senegal. O Ataya ou ainda Attaya é preparado a partir de uma infusão doce e pungente de folhas de chá verde chinês, bastante açúcar e frequentemente com hortelã.

O ritual diário envolve a preparação de três rodadas de chá.

A primeira rodada é “amarga como a morte” e leva água, chá verde, açúcar e menta, sendo a primeira dose com sabor mais agudo entre as  três.

A segunda rodada é “suave como a vida” e já vem mais carregada de açúcar e com um sabor mais aliviado, já que o gosto das folhas fica mais diluído.

O terceiro e último chá servido é “doce como o amor” e é marcado pelo sabor fortemente adocicado.

A forma de consumo  mais tradicional  da bebida é tomá-la enquanto está sentado e socializando após uma refeição.

Café Touba

É tão tradicional como o Ataya mas tem sua particularidade por ser consumido o ano todo. O Café Touba é uma bebida de café popular no Senegal que leva o nome da cidade de Touba.

Semelhante ao café coado, a bebida é preparada com filtro de pano ou papel. É aromatizado com grãos de Selim ou pimenta da Guiné.

O café touba é consumido o ano todo no país devido ao seu sabor picante. É conhecido por ter uma história anticolonial sufi e também se acredita que tenha poderes afrodisíacos.

Esse tipo particular de consumo de café tem origem na chegada do Sheik Amadou Bamba Mbacké, fundador da comunidade islâmica Mouride, que voltou do exilio no Gabão em 1902.

Vinho de palma

O vinho de palma ou ainda vinho de Dendê é o álcool local no Senegal, extraído de palmeiras cultivadas em todo o continente, e é por isso que podemos encontrar diversos nomes para se referir à bebida, como emu, marafo, malafo, malufu, oguro e mapama, dependendo da região e do idioma local que se encontra.

A palmeira é muito importante para a economia local, pois de lá saem o azeite de dendê, o óleo de palma, a pupunha e a gordura de palma. Você encontrará jovens e idosos nos bares locais apreciando esta bebida enquanto discutem sobre política e atualidades.

A bebida é conhecida por manter esses idosos revigorados e os ajuda a relaxar após um dia estressante, principalmente na fazenda. O vinho de palma também é servido em várias festas celebradas em certas regiões do país.

Tradicionalmente é uma bebida de fermentação natural, a partir da seiva da palmeira fermentada durante o dia. Tem aspecto leitoso e alguns que já provaram dizem que tem sabor que lembra coco.

.
Bares e restaurantes locais para visitar

Falamos de algumas das bebidas mais tradicionais no Pais, e vou deixar uma lista de 5  Restaurante e Bares, onde vai encontrar comida  e bebida local e internacional, com muito beleza natural e lugares mais sofisticados também

Le Phare des Mamelles
Bar, Restaurante Europeu Africano

Como um bar com vista? Bem, Le Phare des Mamelles certamente tem isso. Aninhado no topo de um dos Mamelles de Dakar (‘seios’ em francês), duas colinas na parte ocidental da cidade, este elegante restaurante e bar na base de um farol do século 19 oferece algumas das melhores vistas do litoral da cidade.Um serviço de transporte leva você do sopé da colina a uma varanda ao ar livre que hospeda um amplo programa de eventos.

Le Viking Pub
Pub, Drinques e Cerveja

Le Viking é o mais próximo de um pub que você encontrará no animado bairro de Dakar.

No coração do centro da cidade, a poucos minutos da Place de l’Indépendence, o Le Viking fica aberto até tarde – dividido em dois níveis, o bar inferior oferece uma alcova dominada pela TV com bancos almofadados que se transformam em palco de karaokê nas noites de fim de semana.Suba as escadas para encontrar um retiro de barracas altas vermelhas e esculturas africanas – o local ideal para tomar uma bebida antes de ir para as casas noturnas próximas de Plateau, como Silencio, Calypso e King’s.

Chez Max
Bar, Africano

Na praia? Verificar. Redes e balanços? Verificar. Um barco transformado em bar? Verificar.

Chez Max é um dos segredos mais mal guardados de Dakar. Escondido na minúscula Plage de Mamelles, este é o bar da praia do céu, ao estilo Dakar. Pense em assentos de carro presos na areia, mesas de madeira flutuante, esculturas de conchas e máscaras feitas à mão de plástico reciclado.O reggae bate suavemente nos alto-falantes para adicionar à atmosfera descontraída que é personificada pelo próprio Max. Este local diurno é um dos melhores lugares para passar um dia preguiçoso com uma cerveja gelada na mão antes de contemplar o famoso pôr do sol da África Ocidental.

Xorbi
Restaurante de churrasco e bar

Xorbi pode não ter uma praia ou um telhado, mas é mais do que compensado por seu amplo pátio fechado, cheio de palmeiras e luzes mágicas.

No coração de Fann Hock, Xorbi (pronuncia-se ‘horbi’) pode facilmente passar despercebido por seu exterior indiscernível, mas o interior é tudo menos isso. Bar barulhento e lotado de clientela de todo o continente africano, o Xorbi é um dos lugares com melhor custo-benefício para beber e comer em grandes quantidades.

Dibi ( churrasco senegalês ) pode ser pedido por quilo e as cervejas são servidas em garrafas pesadas de 660ml. Se houver futebol, fique tranquilo, pois o Xorbi estará jogando em suas duas grandes telas de projetor.

La Terrasse (Terrou-Bi)

Bar, Restaurante, Africano, Americano, Europeu, Asiático

Não é novidade que para um dos hotéis mais luxuosos de Dakar, o bar La Terrasse do Terrou-Bi pode apresentar um menu de bebidas tão extenso quanto suas vistas panorâmicas. Situado ao lado da praia e piscina privativas do hotel, o terraço se estende até o Oceano Atlântico, oferecendo vistas do azul infinito, enquanto a cozinha prepara uma grande variedade de pratos locais e internacionais a preços razoáveis.Com amplas poltronas, serviço atencioso e decoração tropical sutil, o La Terrasse cria um ambiente descontraído de lounge. É o lugar para mastigar um charuto e degustar uma garrafa de rosé.

Assim ficamos com a lista de alguns bares e restaurantes e algumas bebidas tradicionais do País

Um detalhe muito importante, como os países são rotas turísticas, nem todos os restaurantes servem comidas e bebidas típicas da região, estão ali apenas para servir os turistas com seus gostos particulares.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!