Aprenda a como preparar o seu próprio Spiced Rum para diferenciar seus cocktails

Sem dúvidas um dos ingredientes que mais desperta a minha paixão dentro da coquetelaria Tiki são os denominados Spiced Rum uma deliciosa variação ao típico destilado de “melaza de caña”, que aporta uma grande diversidade de sabores e complexidade ao nosso paladar.

Infelizmente nossas opções de marcas e variedades de rums são poucas e quando finalmente podemos encontrar aquela garrafa que tanto precisamos, somos surpreendidos por um preço digno de um infarto. Pois é, tanto para você que mora em uma cidade pequena ou quem vive em uma grande capital os preços nunca são exatamente acessíveis.

As marcas importadas disponíveis no mercado brasileiro são Kraken, Sailor Jerry e Captain Morgan. Já para quem é fâ de produtos nacionais, existe o Spiced Rum da Destilaria San Basile.

Preparar o seu próprio spiced rum te permite ajustar o perfil de sabor – reproduzir os sabores de que mais gosta, adicionando mais deles e volte a marcar os que não gosta. Tenha em mente que os produtos comerciais de baixa qualidade tendem a exagerar na baunilha – cortar isso e os outros sabores saem bem.

Não tenha dúvidas que  ao preparar seu próprio Spiced Rum a gama de possibilidades de coquetéis que podem ser desenvolvidos aumentam muito e consequentemente a disposição deste novo item no seu bar vai fazer com que você continue conquistando seu cliente.

Então, vamos à receita, investindo um pouco do seu tempo e dinheiro você pode (e deve) fazer seu próprio Spiced Rum, basta apenas ter os seguintes ingredientes.

APRENDA A RECEITA

750 ml de rum ouro
peles de laranja sem a parte branca
peles de grapefruit sem a parte branca
9 unidades de pimenta jamaica
1 fava de baunilha
1 pauzinho de canela
6 cravos-da-índia
4 unidades de anis estrelado
½ unidade de noz moscada (pedaços não em pó)
1 pedaço de gengibre
6 unidades de cardamomo
2 unidades de pimenta do reino

Como preparar

1 – Com ajuda de um macerador quebre as sementes de cardamomo, pimenta jamaica, noz moscada e pimenta do reino.
2 – Adicione todos os ingredientes num recipiente hermeticamente fechado.
3 – Deixe descansar por três dias e teste (é importante experimentar seu Spiced Rum, assim você saberá qual perfil de sabor esta ganhando mais destaque).

Dica!
Se você quiser o sabor mais intenso de um determinado ingrediente este é o momento de fazer a retificação. Por exemplo: caso você queira que o sabor do gengibre predomine um pouco mais, esta é a hora certa para acrescentar mais algumas gramas de gengibre na sua preparação.

4 – Após o tempo indicado  de 3 dias coe a sua infusão utilizando uma peneira fina e se necessário utilize um pano de café para uma segunda filtragem.
5 – Coloque numa garrafa limpa e esterilizada e rotule com o tempo de produção, com validade de 60 dias.

Leia mais sobre a Coquetelaria Tiki na coluna Tiki de Verdade

Uma dica importante

Não tenha medo de mostrar produtos artesanais em seu bar para os seus clientes e colegas, se estes foram feitos da maneira correta tenho certeza que vai poder surpreender muitos paladares.

Ao mesmo tempo o feedback do produto vai ser mais amplo e vai permitir que você tenha uma percepção maior de aquilo que seus clientes mais gostam. Mahalo e até o próximo post.

 

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!