O drink Cosmopolitan é melhor com xarope ou suco de cranberry? Entenda aqui quem ganhou essa duelo dos alimentos.

cosmopolitanO Cosmopolitan é o drinque preferido das mulheres bem-sucedidas do seriado “Sex and the City”. que fez sucesso nos anos 90 com a protagonista Caroline “Carrie” Bradshaw, estrelada por Sarah Jessica Parker.

O nascimento dessa receita é bem controverso, mas você pode tirar muitas dúvidas neste vídeo do Mixology News.

Em geral, é um drink batido em coqueteleira com gelo, servido numa taça martini ou taça coupe e composto por suco de cranberry, vodca saborizada de limão, licor de laranja, suco de limão e twist de limão ou laranja.

Mas, porém, contudo e todavia, há alguns bares por aí que elaboram com xarope de cranberry.

Olha,  antes de tudo, se o xarope for de cranberry, até dá pra começar a discussão, mas se você faz Cosmopolitan com morango, framboesa, cereja ou qualquer genérico, aí não dá, é fim de papo! Cosmopolitan é com cranberry, ponto final.

Será que a Carry prefere o “Cosmo” com suco ou xarope de cranberry?
Vamos descobrir isso aqui!duelodosalimentos.COSMOjpgNUTRIENTES E COMPOSIÇÃO

Suco de Cranberry

É composto basicamente de água, açúcar, concentrado de cranberry e antioxidante ácido ascórbico, que atua como conservante da bebida, mas ao mesmo tempo nos inunda de vitamina, que é a C, no caso.
Sendo assim, basicamente só tem carboidratos e uma pitadinha de sódio, que também ajuda na conservação da bebida.

Em um drinque, leva apenas 50ml, o equivalente a menos de 30 calorias, bem pouquinho, fora que é cheio de fitoquímicos. Nota 1.

Xarope de Cranberry

Feito basicamente de açúcar puro da cana, água, aromatizante natural e artificial de cranberry e conservante. Por ser concentrado, vai apenas 25ml no drinque, o que fornece 80 calorias. Muito pobrinho de nutrientes, logo a nota será pobre também, Nota 0.

AÇÃO NO ORGANISMO

Suco de Cranberry

Mesmo os sucos que são industrializados conseguem manter níveis satisfatórios dos fitoquímicos, que são super importantes para a saúde. Sabe porquê? Eles previnem as doenças do coração, cânceres (da mama, do cólon, da próstata e do pulmão), infecção do trato urinário, úlceras estomacais induzidas pelo Helicobacter pylori e até placa bacteriana bucal. Wow!

Acho que é um dos sucos industrializados mais saudáveis que existe. E tudo isso é comprovado por estudos científicos. Super nota 1.

Xarope de Cranberry

Ao ser consumido, inunda nossas células de açúcar, e assim, de energia. Tem tanto alimento que nos dá pique, mas se comparar com o suco de cranberry, perde feio em benefícios para a saúde. Sem nota.

ESTÉTICA

Suco de Cranberry

“Vermelho, vermelhaço, vermelhusco, vermelhante, vermelhão…”

Vermelho escuro meio roseado… Cor linda! De olhar e querer tomar logo. Merece ponto.

Xarope de Cranberry

Também é vermelho escuro com um tom roseado, tipo o suco. A diferença é que é mais concentrado, e assim, esse tom de vermelho parece ser mais forte. Bem lindinho, logo, 1 pontinho.

SABOR

Suco de Cranberry

Sendo bem franca, a primeira vez que vi, achei ele muito mais bonito do que gostoso. Aquela cor toda dele me envolveu, me seduziu e, ao provar não achei tão gostoso assim… Esperava ser mais doce, porém, era meio cítrico demais. Pela minha decepção ao primeiro gole, nota zero.

Xarope de Cranberry

É super bom, mesmo tendo que falar para os meus pacientes terem que evitar o seu consumo devido a grande quantidade de açúcar. Ainda assim, se destaca pelo seu sabor, acho que pelo fato de ser mais docinho, sendo mais agradável ao paladares mais infantis. Claro que vai ganhar nota 1!VALIDADE E ARMAZENAMENTO

Suco de Cranberry

Não requer grandes frescuras para ser armazenado. Só manter em local seco, arejado, longe do quente e dos produtos químicos. Tem 1 ano de vida, mas, após aberto, só 3 dias. Considerando que se usa bastante desse num bar, em 3 dias acaba-se fácil com uma caixa de 1 litro. Tudo bem, nota 1.

Xarope de Cranberry

Se armazena igual o suco. A validade é mega longa, tipo 2 anos a partir da fabricação. Tipo impossível vencer dentro de um bar, só se esse falir, rs. Algumas marcas apresentam um espaço na própria garrafa para colocar a data em que foi aberto o produto. Acho bacana para ter uma noção de quanto de tempo esse está em contato com o meio externo. Vamos dar nota 1 também.

Então temos um placar final! conclusaoduelo.COSMOjpg

Considerando todos esses itens, o suco de cranberry ganhou e eu adorei, pois é o mais saudável.
Pronto, amante dos drinks, você já pode fazer Cosmopolitan para a Carry com o suco de cranberry.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!