Vamos ficar em casa? Sim! Vamos parar de trabalhar e evoluir? Nãão! É preciso trabalhar sim! E a gente vai te dar dicas incríveis!

Algumas profissões costumam levar trabalho para casa ou ainda, ter a oportunidade (ou não!) de trabalhar em casa.Home Office é o nome deste costume, que tem agradado tanto milhares de pessoas em todo o mundo.

E durante o isolamento do Covid-19, ele pode ser a melhor alternativa para você seguir produzindo seu trabalho. Imagine você voltando para o seu bar, sua empresa e ouvindo as pessoas dizendo assim sobre a sua nova habilidade:

– Nossa, mas onde foi que você aprendeu isso tudo??

– Ué, na Quarentena!

Trabalhar em home office exige, além de foco para manter a produtividade, um  planejamento da sua rotina, misturando inteligência e qualidade, para conseguir alcançar resultados e não se perder no mundo de noticias e fake news que estão inundando nossa mente.

Se a sua empresa segue mantendo seus pagamentos e encargos em dia, você pode e deve manter o seu rendimento da forma mais adequada possível. Isso te colocará numa situação favorável numa possível demissão que venha a acontecer nos próximos meses. E lembre-se, Quarentena não é Férias!  (mas se você estiver de férias, use o seu tempo como quiser!)

Treinar leva tempo

E tempo, para muitos, é algo que está sobrando agora não é? Então que tal se tornar um especialista em um tema, aqueeele lá que você vive dizendo que sabe bem, mas no fundo, reconhece que ainda não está preparado.

Você que sempre quis ser o Rei do Throwing, o Mago do Hard Shake ou ainda, aprender a mexer 3 coquetéis em mixing glass com 3 bailarinas ao mesmo tempo? Agora é a sua hora.

São algumas habilidades que tomam tempo, pois requerem muito treino para melhorar sua performance. Pegue seus utensílios de bar, arrume um canto na sua casa e pratique 1 hora por dia apenas. Em 10 dias você vai ver o resultado!

Vídeo Conferência é tudo!

Sua equipe segue tentando manter algum ritmo de trabalho? Otimize o rendimento, aumente a produtividade usando ferramentas de videoconferência para fazer reuniões profissionais. As principais ferramentas utilizadas atualmente são essas abaixo.

Skype é um dos serviços de chamada de voz e vídeo mais populares na Internet, e está disponível para celulares, tablets, TVs e consoles de jogos. A versão gratuita suporta até 20 usuários, enquanto a versão paga, o Skype for Business, permite conversar com até 250 pessoas em uma mesma chamada.

Zoom Meetings é uma ferramenta de videoconferência que possibilita fazer reuniões por vídeo entre duas pessoas ou com 500 participantes, além de webinars com até 10 mil pessoas. Também é possível compartilhar arquivos, textos e apresentações pelo bate-papo. A versão básica é gratuita, e pode ser acessada em PCs com WindowsmacOS e Linux, além de smartphones Android ou iPhone.

Simples e funcional para equipes que precisam conversar por vídeo, o Hangouts Meet é um programa do Google que está com recursos premium liberados para todos neste período de coronavírus — ou seja, não é preciso ser assinante de uma conta corporativa.

Abuse da tecnologia

Está dificil delegar atividades?  Não aguenta mais a confusão de mensagens do grupo de whatsapp? Tem algum projeto que está difícil de andar porque não conseguem se reunir para organizar as funções?

Saiba que existem ferramentas de trabalho em equipe que são extremamente funcionais e fáceis de lidar e que podem fazer a sua quarentena render muito mais do que imagina.

Programas como Slack, Office 365 e Trello são os principais para ajudar a sua equipe. Você pode baixar no seu celular e no seu computador e se manter conectado durante e depois da quarentena!

Trello é uma ferramenta colaborativa para organizar tarefas individuais ou em grupo. Bastante intuitivo, o programa apresenta quadros em que são colocadas as listas de tarefas separadas por cartões coloridos com prazos e objetivos definidos. A plataforma ainda oferece recursos de checklist para indicar pontos imprescindíveis ao projeto, upload de arquivos e etiquetas coloridas que permitem ao usuário separar os arquivos por temas. É semelhante à organização dos lembretes com post-its.

Ainda não sabe o que é CMV?

CMV, ou Custo de Mercadoria Vendida, ainda hoje, em pleno 2020 é um tabu entre bartenders e chefes de bar. Agora é a hora de se especializar nesse tema que vale ouro e é parte integrante do curso de Gestão de Bar que ministramos.

Você sabe o que é CMV? E sabe qual o CMV dos seus produtos? CMV é a sigla para Custo da Mercadoria Vendida. Sim, tudo tem um custo, até o que já foi vendido. O CMV é, basicamente, a soma das despesas para produzir e armazenar aquela mercadoria – até que a venda seja realizada. Esse dado é importante para você conseguir calcular e dimensionar o seu Lucro Bruto.

Vamos supor que você tem uma bar de cervejas especiais, mas não fabrica suas cervejas, você é um revendedor certo? Toda vez que você faz uma venda, o valor que recebe pelo produto não corresponde ao lucro que você terá com a venda, certo? Você precisará descontar desse valor as despesas que teve com a obtenção do produto.

Esse é o CMV, ou Custo da Mercadoria Vendida do seu produto. Essa dado é muito importante, pois só a partir desses dados você consegue medir a performance de sucesso ou não do seu negócio.

Mantenha uma rotina saudável

Um dos piores hábitos do home office é achar que pode passar o dia de pijama e tá tudo bem. Errado. Isso diminui seu rendimento, além de confundir o que é casa e o que é trabalho. Então siga essas dicas abaixo:

– Acorde cedo, tome seu banho, faça sua higiene e vista-se para trabalhar, mas do seu jeito. Basicamente, se prepare.

– Evite uma aparência desleixada, pois cuidar de você é parte do bem estar necessário.

– Crie uma rotina e estabeleça horários fixos. É bom ter hora para trabalho e hora pra sua vida pessoal.

– Respeite os seus horários de almoço e lanche e beba água!

– Prepare seu ambiente “de trabalho” e tire seus itens pessoais de perto.

– Desligue a televisão e encoste o celular para não ser pego por distrações.

– Faça pausas para se alongar a cada hora e meditar uma ou duas vezes por dia.

– Faça um acordo com quem mora com você e estabeleça sinais de quando não pode ser interrompido, como por ex, quando estiver de fone de ouvido.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!