St. Patrick’s Day é a festa do Orgulho Irlandês, quando se bebe cerveja verde em nome de um santo

No dia 17 de março, muito países, principalmente de língua inglesa, comemoram o St. Patrick’s Day, ou Dia de São Patrício, talvez o mais famoso padroeiro de toda a Irlanda. Conta a lenda que foi ele o responsável por introduzir o cristianismo na ilha, tornou o trevo verde uma marca do país e libertou a Irlanda das cobras que haviam por lá. Cobras na Irlanda?? Folclore puro, biólogos já provaram que elas nunca existiram lá, mas o importante é manter a lenda viva.

Mas quem foi São Patrício,que nem Patrício, nem irlandês foi?
Era Maewyn Succat, nascido na Grã-Bretanha, mais especificamente na Escócia no meio do século 4, onde foi capturado e vendido como escravo na Irlanda. Registros contam que ele conseguir fugir e foi parar no mosteiro de Ésir, na França, se convertendo ao Cristianismo e tendo seu novo nome adquirido, Patricius, ou Patrick. Anos depois, foi convidado para retornar à Irlanda em um programa de evangelização da Igreja.Um dos símbolos maiores da cultura irlandesa é o trevo de três folhas e foi Patrick o culpado por isso.
Para simplificar e popularizar a ideia da Santíssima Trindade (Pai, Filho e o Espírito Santo), o sacerdote usava a planta comum como representação super didática.

É no dia 17 de março, feriado religioso irlandês que se comemora a morte do São Patrício e é isso que os irlandeses tem feito naquele país gelado nos últimos 1.500 anos.
Porém, só em 1903 o feriado religioso se tornou um feriado oficial no calendário irlandês.

– Ah, então os irlandeses vem bebendo nessa data desde então! Quem dera, mas não foi assim.

Foi apenas a partir dos anos 60 que o governo permitiu que os pubs, os bares típicos da região, pudessem abrir durante o feriado e vender cerveja nesse dia. Daí pra frente, a história mudou e muito. Se o Brasil tem seu Carnaval, a Irlanda tem seu St. Patrick’s durante 4 dias de festa.

A festa de St. Patrick’s Day acabou sendo muito mais do que apenas um dia religioso, se tornando algo como o “Dia do Orgulho Irlandês”. Como a colônia irlandesa em diversos países de língua inglesa é grande, países como Austrália, Canadá e Estados Unidos tem festas muito maiores do que na própria Irlanda. st patrick's day O que é a festa de St. Patrick’s Day?
É basicamente um dia para comemorar bebendo cerveja, se pintando ou vestindo verde e usando adereços como trevos, barbas e chapéus típicos.

O verde se tornou a cor símbolo da Irlanda do Norte, estando presente desde a bandeira até a cerveja. Cerveja??  Sim, durante o período de comemorações, muitos lugares usam ou xarope de menta verde ou corante verde para dar aquele toque digamos, no mínimo estranho na cerveja.

O consumo de Guiness, a cerveja ícone irlandesa e uma das mais conhecidas do mundo, salta de uma maneira espantosa, quase triplicando as vendas durante esse período se comparado a um fim de semana normal. Ok, não quer ir de cerveja nesse dia mas quer brindar a cultura celta, experimente um whiskey irlandês, como por exemplo o ótimo Jameson ou um licor típico, o irish cream, como o Baileys.

Ah, mas e a coquetelaria? Não tem nada para oferecer não? Claro que sim.
Que dia lindo para terminar com um belo Irish Coffee nas suas mãos não é?

Foi a partir de um movimento nacionalista que teve início na Rebelião Irlandesa de 1798 que o verde passou a ser a cor oficial da Irlanda. Hoje em dia nos festivais ao redor do mundo mais ou menos 100 cidades comemoram colorindo suas fontes, monumentos e até rios de verde durante o período.

Não menos importante nessa rica cultura é o Leprechaun, um duende, um homem pequeno de apenas 30 a 50 centímetros que se veste de verde, à moda antiga.
Ele é sem dúvida a figura mitológica mais celebrada do St. Patrick’s Day. Conta a lenda que eles são conhecedores de tesouros escondidos, e para encontrar o ouro, é preciso primeiro encontrar um anão verde e não perdê-lo de vista. st patrick's day

Quer curtir no Brasil mas não sabe o que tem para festejar?
Diferente dos países tradicionais que fazem as Paradas do St. Patrick’s Day, no Brasil temos muitos pubs irlandeses ou então festas que crescem a cada ano.
Procure os pubs historicamente tradicionais, sem modismos que a experiência deverá ser mais genuína e se divirta!

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!