A tradição das donas de casa do litoral de Santa Catarina tornaram a Consertada patrimônio nacional.

A Lei Municipal 1318/2013, aprovada em 23 de maio de 2013 garante: A Consertada é uma bebida típica cultural de Bombinhas, em Santa Catarina,  feita a base de café, açúcar, cravo, canela, gengibre, erva doce e cachaça.aconsertada Bombinhas é o menor município de todo o estado de Santa Catarina, localizada ao norte da capital Florianópolis, com a economia baseada no turismo e na pesca e com a população de apenas quinze mil habitantes.

Isso já é o suficiente para criar uma cultura própria e uma deliciosa bebida típica, preparada por gerações de “consertadeiras”, as donas de casa que costumam cozinhar a cachaça com café.

É uma bebida super simples de fazer, o que não quer dizer que você conseguirá chegar no sabor de panela que as consertadeiras de Bombinhas conseguem.

O curioso nome de Consertada se dá, pelo resto do café de consumo das famílias, que juntavam para preparar o licor e servir aos seus visitantes em momentos de descontração e datas festivas como o Terno de Reis, que acontece no fim do ano.

Acima, você verá como se prepara uma Consertada com Dona Salete faz uma ‘consertada’ em reportagem de  Taisa Sganzerla, em matéria para a Revista Vice.

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!