O Blinker Cocktail, que nasceu em 1934 foi revivido em 2004 com uma pequena alteração que o deixou ainda mais delicioso

O Blinker Cocktail é um dos poucos coquetéis antigos a utilizar suco de grapefruit.

Grapefruit, ou toranja, é um cítrico exótico de tamanho grande, casca rosada e polpa vermelha. Seu suco tem um sabor ácido presente e um leve amargor, algo como um suco de laranja de personalidade mais marcante. blinker3

Consumido muito nos Estados Unidos, este fruto está presente em vários highballs como o Greyhound e o Salty Dog e é um dos sabores base dos refrigerantes citrus.Sua acidez e amargor foram muito utilizados por bartenders na última década em alguns coquetéis famosos como o Two-One-Two.

A primeira aparição deste coquetel é no livro de 1934 Official Mixer’s Manual, de Patrick Gavin Duffy. Na mesma época David Embury comenta sobre este coquetel em seu livro Fine Art of Mixing Drinks.

O coquetel leva além do suco de grapefruit, whiskey americano e grenadine.
Como já discutimos previamente, existe uma leva contradição sobre o que é grenadine e o que é vendido como grenadine.

Esta polêmica é o que reviveu este coquetel em 2004, quando Ted Haigh, também conhecido como Dr.Cocktail, publicou sua receita do Blinker no livro Vintage Spirits and Forgotten Cocktails.blinkerDepois de experimentar com vários xaropes vermelhinhos Ted Haigh concluiu que a receita é melhor complementada por um xarope de framboesa. O frescor da framboesa acrescenta mais ao coquetel que o sabor rico e tânico da romã (base do grenadine verdadeiro).

A receita de Haigh leva Rye Whiskey, grapefruit e xarope de framboesa.
Mas não se intimide por utilizar um Bourbon com boa quantidade de centeio em sua composição para substituir o Rye Whiskey.

O coquetel combina muito bem o amadeirado do whiskey com o frutado da framboesa e o leve amargor do grapefruit. Simplesmente delicioso.

Apresento agora uma receita com medidas para este delicioso clássico esquecido.

Aprenda a Receita

BLINKER

60 ml de Wild Turkey Original (ou Rye)
30 ml de suco de grapefruit
25 ml de xarope de framboesa

Bater todos os ingredientes com gelo e servir em uma taça resfriada.
Decorar com casca de limão siciliano.

Então corra logo para o bar mais próximo e presenteie seu bartender com um grapefruit. Divirta-se bebendo este delicioso drinque do baú.

Que tal você preparar um Blinker e compartilhar conosco, usando o #drinquesdobau dizendo o que achou?

Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.

Obrigado por se inscrever!