Talvez você prefira coquetéis a vinho, mas o New York Sour junta o melhor dos dois mundos.
Esta pequena variação do Whiskey Sour é agradável tanto aos olhos quanto ao paladar e sempre trás um sorriso a quem experimenta.
Datada do século XIX, esta inovação de coroar um Whiskey Sour com um float de vinho tinto iniciou-se em Chicago e ao início do sec.XX já era conhecida como New York Sour.
A rota feita pelo coquetel e pelo nome é desconhecida, mas a revitalização da técnica pode ser atribuida a David Wondrich que descreve em seu livro Imbibe! o “claret snap”.
Esta tradição do “snap” (toque) de Claret (vinho tinto) era tão forte em Chicago que em uma entrevista de 1883 um bartender diz: “Os homens que tomam sours esperam receber o toque de vinho em todos bares, e quando este não é colocado fazem questão de pedir.”De maneira ideal um vinho mais seco com algumas notas frutadas funciona melhor com a ideia do whiskey sour, mas fique a vontade para fazer com o vinho que você tiver em casa. Inclusive é assim que sempre faço.
O mais legal é poder brincar com diferentes tipos de vinho e produzir coquetéis com personalidades diferentes.
Assim como havia sido sugerido no texto sobre o Bee’s Knees.
Para fazer o float de vinho eu gosto de derramá-lo sobre pedra de gelo que esteja no copo, mas fique a vontade para utilizar uma colher como suporte para o vinho fazer a camada.
Este efeito do vinho sobre o coquetel é incrível de se ver e mantém-se durante todo o coquetel, desde que se beba sempre um bom gole que pegue também a parte do sour. Bebericar apenas de cima irá trazer somente o vinho para a boca. Dê um bom gole!
Caso prefira bater o vinho junto temos um New Yorker.
Apresento agora uma receita com medidas para este delicioso clássico esquecido.
NEW YORK SOUR
60 ml de Wild Turkey Original
30 ml de suco de limão siciliano
15 ml de xarope de açúcar
2 dashes de Angostura
15 ml de vinho tinto (para o float)
Bata vigorosamente os ingrediente com gelo e coe para um copo on the rocks com gelo novo.
Flutue o vinho e enfeite, se quiser, com uma casca de laranja.
Então corra logo para a coqueteleira mais próxima, tome um New York Sour e compartilhe o seu drinque do baú com alguém incrível!
Receba nossa newsletter com os melhores artigos do universo da mixologia.
Obrigado por se inscrever!